Retrato de Ida Bordalo Pinheiro e Virgínia Lopes de Mendonça

, 1910

Columbano Bordalo Pinheiro

Óleo sobre tela

115 × 98 cm
assinado e datado
Inv. 626
Historial
Doação de Emília Bordalo Pinheiro, viúva do artista, em 1930.

Exposições
Lisboa, 1911, 9; Lisboa, 1957, 68; Lisboa, 1980, 55, p.b.; Lisboa, 2005.

Bibliografia
O Occidente, 1911, 1169, 134; MENDES, 1943, 55, p.b.; MACEDO, 1946, 96 – 97, p.b.; MACEDO, 1952, vol. 1; PAMPLONA, 1954, vol. I; FRANÇA, 1981, 74.
Foram raros os retratos de mulheres na obra de Columbano, com excepção daqueles que pintou de Maria Augusta, a irmã que foi a sua mãe protectora. Já velha e cansada, Maria Augusta casou convenientemente Columbano com uma discreta senhora que a substituiu na vida prática, modelo também de outros retratos e, sobretudo, de infelizes composições de pintura histórica e alegórica, desprovidas de sensualidade ou sentido decorativo. Mas foi no círculo íntimo das suas cumplicidades intelectuais e afectivas que Columbano encontrou a excepção para esta quase misógina ausência de modelos femininos. A sua família, sobretudo, proporcionou a colmatação temática desta lacuna, em pequenas séries que traduzem o recato burguês da vida familiar. Neste duplo retrato das suas sobrinhas favoritas, Columbano atinge uma qualidade mundana muito rara na sua obra. A pincelada é rápida, num virtuoso esboçar de mancha pictórica que lembra a pintura de um Boldini. A temática e composição são elegantes, no assumir da forma oval de um tondo que se repete picturalmente no espaldar do cadeirão, onde se senta uma rapariga que lê e sobre o qual a outra se debruça ternamente, em reforço intimista. A luz incide e irradia das páginas do álbum e repercute-se em virtuoso contre-plongée sobre o rosto da leitora, realçando uma atmosfera de recato crepuscular.
A nota mundana é reforçada pelo próprio trajar das figuras, ricamente vestidas, com os rostos moldurados por grandes chapéus emplumados de aba larga, na definição de um arquétipo feminino.

Rui Afonso Santos