
MNAC
Serviço Educativo
O Serviço Educativo do MNAC assenta a sua prática em dinâmicas pedagógicas de mediação e interpretação entre os públicos e a obra de arte (conteúdo do objeto artístico e das coleções), num repto ao processo de conhecimento, de pensamento reflexivo, de sentido crítico e de aprendizagem estética, estimulando e envolvendo a relação e participação das comunidades com o museu.
Defende-se que perante os conteúdos convocados pela obra de arte (intrínsecos e extrínsecos) a qualidade da experiência cognitiva e emocional pode atingir um valor tão relevante como o acervo observado e analisado. Os sentidos de hábito e de continuidade, vetores considerados dominantes na concretização de programas, projetos e parcerias, de âmbitos quer formativo, pedagógico, lúdico, técnico, expressivo ou acessível, são um processo de aprendizagem ao longo da vida que este Serviço Educativo propõe desde há 20 anos.
A oferta de programações que se apresenta abrange todo o público, crianças, jovens, famílias e adultos, que visitem o museu em contexto individual ou em grupos organizados, escolares, culturais, seniores, acessibilidades ou outros.
As atividades que se propõem - visitas pedagógicas, visitas comentadas, visitas guiadas, oficinas plásticas nas áreas do desenho, da colagem, da fotografia, etc. - no mais alargado campo da criatividade e experimentação artística, destinam-se a segmentos de público diferenciado.
A programação contempla ainda o acolhimento e desenvolvimento individual (ou de grupo) de projetos e parcerias inovadoras, de âmbito formativo, pedagógico, de investigação ou de integração, no domínio dos conteúdos e aprendizagens que a coleção propõe no cruzamento partilhado de outras abordagens e saberes.
Como concretização destes pressupostos a programação é estruturada em função das exposições em torno da coleção, bem como de outras exposições individuais, coletivas ou temáticas, programadas para enriquecimento do diálogo com a coleção.
http://icom-portugal.org/multimedia/CECA_Catarina%20Moura_2011_O%20Pulsar%20de%20Meio%20Século.pdf
VISITAS ORIENTADAS Á EXPOSIÇÃO PORQUÊ? A ARTE CONTEMPORÂNEA EM DIÁLOGO COM O PENSAMENTO DE JOSÉ SARAMAGO COM A CURADORA
Datas/Hora:11h30
Domingos
16 outubro
27 novembro
18 dezembro
Domingos
16 outubro
27 novembro
18 dezembro
.................
Datas/Hora: 17h30
Quintas-feiras
20 outubro
Quintas-feiras
20 outubro
24 novembro
15 dezembro
Cidade de Cromos | Trienal de Lisboa e MNAC




"Cidades há muitas: com casas diferentes, caminhos diferentes, árvores diferentes, cheiros diferentes e conversas iguais. De que precisas tu na tua? Vamos trocar cromos e criar um espaço comum feito com o contributos de toda a pequenada".