Mecenas e Parcerias

Mecenato

A Cultura é hoje um fator de desenvolvimento económico, gerador de riqueza, de captação de investimentos, de criação de emprego, de integração, de desenvolvimento sustentável e de internacionalização.
Constitui-se como o principal pilar do Turismo, à escala europeia, representando 5,5% do PIB, num setor onde a Europa detém 55% do mercado global.

Patrocinar a Cultura significa uma opção estratégica de marketing que prestigia a imagem das empresas, dando-lhes uma personalidade própria e um posicionamento diferenciado no mercado.

MNAC continua a ser o único Museu Nacional cuja missão é a Arte Contemporânea.

A sua coleção marcou a historiografia nacional de Arte e a nossa identidade artística recente, sendo o museu onde as novas gerações de artistas podem conhecer a criação dos seus antecessores. Continuamos a nossa missão de preservação, estudo e divulgação do património à nossa guarda, entre os quais se encontram vários tesouros nacionais.

Procurado por visitantes nacionais e estrangeiros pela relevância do seu testemunho patrimonial, o MNAC tem uma escala humana, localização central, coleções únicas e um serviço de excelência potenciado por uma equipa altamente qualificada e reconhecida nacional e internacionalmente.



O que oferecemos

Arte e Conhecimento

·       Programação artística diversificada que cobre as diversas áreas artísticas e disciplinares, de 1850 à atualidade, com exposições de pintura, escultura, fotografia, desenho, gravura, instalação, vídeo e media art, apoiada em rigorosa investigação sobre a coleção e potenciando o seu alargamento com o diálogo com obras novas de coleções públicas e privadas e com ampla relação com a criação contemporânea nacional.

Parcerias

·       Em 2018 lançámos o projeto [Portugal entre Patrimónios] http://www.portugalentrepatrimonios.gov.pt que reúne, neste momento, mais de sessenta parceiros em todo o território nacional, contribuindo para uma descentralização que envolve os agentes culturais no território.

·       Parcerias com Hotéis, editoras, museus e universidades nacionais e internacionais, municípios, associações culturais, teatros, festivais de música, programas de arte pública e muito mais.

Partilha rigorosa e acessível

·       As exposições contam com um serviço de mediação e educação, que — além das publicações em catálogos e livros — oferece visitas orientadas a todos os tipos de público, conferências, mesas redondas, cursos (teóricos e práticos) e palestras.

Entretenimento

·       Espaços para o conhecimento, a fruição e o lazer. Produtos de consumo cultural diferenciado, incluindo as Noites de Verão, programação musical com um público fiel.

Comunicação

Comunicamos a nossa programação através de:

·       Site e redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube)

·       Anúncios na imprensa

·       Publicidade institucional

 

SER MECENAS DO MNAC É:

• Ter uma montra de prestígio no centro de Lisboa

• Poder proporcionar aos seus associados e funcionários experiências únicas, através de programas culturais e lúdicos

• Potenciar o trabalho de um Museu Nacional com todas as suas responsabilidades e repercussões nacionais e internacionais

• Apoiar o Património Cultural nacional e a cidadania responsável

• Contribuir para o reforço da economia nacional através do reforço da marca Portugal como marca de qualidade

• Ter benefícios fiscais, sociais e culturais, reforçando a imagem interna e externa da sua própria marca.

 

PROTOCOLO DE MECENATO FUNDAÇÃO MILLENNIUM-BCP/MNAC 

A Fundação Millennium bcp, reflexo da cultura de responsabilidade social do Banco Comercial Português que, desde sempre entendeu assumir, a par da sua atividade específica, um claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere, e no seguimento de uma política regular de apoio mecenático que desde a sua constituição vem desenvolvendo, demonstrou interesse em se associar a uma instituição cultural nacional de prestígio como o Museu Nacional de Arte Contemporânea. 

Assim, desde 2012, a Fundação Millennium bcp apoia regularmente este Museu, apoio que se tem diversificado pelas diferentes áreas de programação do MNAC, tendo mesmo contemplado a aquisição pontual de obras que permitiram complementar a coleção este Museu.

Desde 2019, a Fundação Millennium bcp tornou-se o principal mecenas do MNAC, tendo investido na recuperação de uma área degradada e que será inaugurada em Maio de 2021, como a nova Galeria Millennium bcp, no MNAC. Essa galeria, cuja programação está também abrangida pelo mesmo mecenato da Fundação Millennium bcp oferecerá propostas curatoriais inovadoras, potenciado diálogos entre as coleções do MNAC e do Millennium bcp e de outras coleções nacionais e internacionais.

 

PROTOCOLO DE MECENATO SONAE/MNAC 

A 19 de Fevereiro de 2014 (e até ao final de 2019) o Museu Nacional de Arte Contemporânea assinou um protocolo de mecenato com a Sonae por um prazo de cinco anos. Esta ação enquadrou-se na política de responsabilidade corporativa da Sonae, que procura promover a criatividade e a inovação, estimular novas tendências e aproximar a sociedade à arte, nomeadamente através de manifestações culturais de relevo que permitam experiências enriquecedoras de desenvolvimento pessoal e coletivo.

O acordo constituiu apoio à programação regular do MNAC, a realização de três residências artísticas através do projeto SONAE/MNAC Art Cycles, a criação do Prémio bienal SONAE Media Art que distinguiu trabalhos na área de Multimédia além de uma programação de arte multimédia.

 


O Museu Nacional de Arte Contemporânea tem celebrado também, no âmbito das suas diferentes atividades, parcerias mais, ou menos, regulares, com empresas de diferentes setores, bem como com associações culturais, que têm permitido garantir uma programação diversificada e de qualidade. De entre elas é de referir a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), o Grupo Altis Hotels, Hotéis Heritage Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian, a estrutura DuplaCena, além de editoras como a Tinta da ChinaDocumentaGuerra e Paz. Temos também uma parceria com A Vida Portuguesa, num merchandising premiado pela APOM — Associação Portuguesa de Museologia, em 2020. 

O Museu Nacional de Arte Contemporânea beneficia ainda do acordo celebrado pela tutela com a Lusitania, Companhia de Seguros, SA


Para mais informações deverá contactar:

Museu Nacional de Arte Contemporânea,

 Rua Serpa Pinto, 4. 1200-444. Lisboa. Portugal

t. + 351 213 432 148 / f. + 351 213 432 151 



 

Legislação atualizada sobre mecenato:

http://www.gepac.gov.pt/incentivos/mecenato-cultural.aspx