Sem título

, 1958

Jorge Vieira

Tinta-da-china sobre papel

33,3 × 22,5 cm
assinado e datado
Inv. 2447
Historial
Doação de Noémia Cruz em 2000.

Exposições
Lisboa, 2001, cor; Castelo Branco, 2002, 80, cor.

Bibliografia
Novas Aquisições e Doações 2000/2001, s.p., cor; SANTOS, Da Escultura à Colagem (…), 2002, 80, cor.
A evocação de um objecto tridimensional neste desenho dá a conhecer um potencial projecto escultórico. Como usualmente, o registo ocupa todo o eixo vertical da folha, contudo o seu conteúdo apresenta-se diverso face a outros esboços de esculturas do autor. A depuração e linearidade singularizam esta proposta composta por corpos que surgem dispostos como módulos numa construção simples de sobreposição. A analogia formal evidencia-se no carácter maciço dos elementos, sugerido pelo preenchimento a lápis de carvão, enquanto as linhas aligeiram essa solidez ao desenvolverem, em comprimento, uma curvatura côncava, apresentando-se rectas na largura, ou seja, nas extremidades. O módulo de base, num formato rectangular, assenta em quatro finos pés que impulsionam a construção vertical do conjunto e lhe conferem leveza; sobre ele é disposto, ao baixo, um corpo estreito de maior comprimento, por fim, surgem em altivez dois elegantes corpos, unidos na base por um sombreado, que crescem paralelos em assimétrica e acentuada prumada.

Adelaide GInga