C8–56

, 1956

Fernando Lanhas

Colagem de papel de veludo sobre cartão

73 × 68,5 cm
Inv. 2376
Historial
Doação de Maria de Jesus e João Rendeiro em 2000.

Exposições
Lisboa, 1956, 61, p.b.; Paris, 1989, s.p.; Lisboa, 1997, 69, cor; Porto, 2001, 79, cor; Castelo Branco, 2002, 95, cor; Lisboa, 2002; Lisboa, 2004; Lisboa, 2006; Tomar, 2008; Lisboa, 2009.

Bibliografia
Primeiro Salão dos Artistas de Hoje, 1956, p.b.; CHICÓ (et al.), 1973, 15, p.b.; Peinture portugaise contemporaine dans une collection privée, 1989; Coleccção José Augusto-França, 1997, 68; FRANÇA, 2000, 69, 129, cor; Fernando Lanhas, 79, cor; Figuração e Abstracção nas Colecções (…), 2002, 43, 94, 95, cor; SERRA, 2007, 22.
Nesta obra Lanhas contraria a distinção que faz entre colagem, como inscrição sobre o fundo de um segmento de recta que o recorta, e relevo, como inscrição de uma superfície já recortada. Quiçá por esta obra repetir a composição de um relevo, datado de 1949, e hoje desaparecido. A passagem de uma técnica para outra enriquece o jogo de estruturas, ao eliminar o carácter volumétrico evidente do relevo e instaurar a tensão entre duas superfícies sobrepostas mas que parecem situar-se no mesmo plano, ao mesmo tempo que a proximidade tonal e o contraste de texturas, entre o cartão e o veludo, parece abrir um vazio, concentrando o dinamismo num movimento de avanço e retrocesso. Aparentemente autónoma em relação ao espaço em que se situa, sob a forma cromática negra, subjaz uma complexa trama de segmentações ortogonais do plano bidimensional que a suporta, aqui preenchidas como área única que centraliza a composição.

Maria Jesús Ávila