Atrium

Entrada Livre

.

2021-10-25
A Importância da Cultura para a Ecomonia

Mesa redonda
Dia 25 de outubro a partir das 10h00 no MNAC.

Sabemos o papel importante que a cultura assume na formação do pensamento crítico da sociedade e na preservação da identidade cultural do coletivo. Mas nem todos sabemos que o setor cultural contribui significativamente para a economia.
As Indústrias Culturais e Criativas (ICC), em que se incluem a publicidade, a arquitetura, o setor audiovisual, livros, música, jornais e revistas, rádio, artes perforrnativas e artes visuais, contribuíram, em 2019, para a economia da EU-28 com uma faturação de 643 mil milhões de euros e um valor agregado total de 253 mil milhões de euros, representando 4.4% do PIB da UE em termos de volume de negócios total e empregando mais de 7,6 milhões de pessoas na UE-28 (GESAC/EY - Reconstruir a Europa - A economia cultural e criativa antes e depois da COVID- 19, 2021). A contribuição económica das lCC é maior do que a das indústrias das telecomunicações, alta tecnologia, farmacêutica ou automóvel.
O setor cultural em Portugal contribui em mais de 3,6% para o PlB nacional e tem um enorme potencial em termos de crescimento, contudo o investimento público no país não é suficiente para alavancar o setor e o seu enorme potencial em termos económicos. O setor cultural não pode estar dependente apenas de investimento público. Tem que criar ferramentas e soluções que lhe permitam atrair investimento de empresas e mecenas com benefícios claros e bem identificados.
É, neste conlexto, que o MNAC e a State of The Art convidam destacadas personalidades do mundo dos negócios, para nos falarem
da importância da cultura em Portugal e das vantagens que os projetos culturais podem trazer para as empresas. Não só em termos económicos e fiscais, mas, também, em termos de imagem, posicionamento, comunicação, awareness e responsabilidade social, entre outras.
O objetivo é partilhar a experiência e visão das empresas sobre a desejada e benéfica sintonia Cultura e Economia, através de projetos culturais levados a cabo.
Empresas, criativos e agentes culturais devem trabalhar juntos, mais estreitamente do que antes. Juntos, ternos que tornar o conhecimento sobre a importância social e o potencial económico da cultura em algo tão relevante que ninguém mais possa ignorá-lo.

Astrid Sauer, CEO & Founder da State of the Art


Programa:

9h30: Recepção

10h00: Sessão de Boas Vindas

Emília Ferreira, Diretora do MNAC
Astrid Sauer, CEO & Fundadora State of the Art (SOTA)

10h30: Painel 1: PARCERIAS E INOVAÇÃO

António Monteiro, Presidente do Conselho de Administração do Fundação Millennium bcp

Álvaro Beleza, Presidente Coordenador da SEDES

Luís León, Co-fundador ILYA

Moderação: Emília Ferreira


11h15: Pausa para café

11h30: Painel 2: A Cultura dos Negócios

João Cortez de Lobão, Co-presidente da Fundação Gaudium Magnum - Maria e João Cortez de Lobão

Steven Braekeveldt, CEO da Ageas Europa Continental e CEO do Grupo Ageas Portugal

Sofia Tenreiro, Fundadora SBC Venture Capital

Moderação:Astrid Sauer


Participantes:

ÁLVARO BELEZA
Presidente Coordenador da SEDES

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1987), especializou-se em Imuno-Hemoterapia no Hospital Universitário de Coimbra (1996). Diretor do Serviço de Sangue do Hospital de Évora, de 1996 a 2008, foi docente em cursos de pós-graduação em sistemas internacionais de qualidade, na Universidade Moderna (de 2002 a 2005), diretor do Serviço de Imuno-Hemoterapia do Hospital Universitário do Hospital de Santa Maria/ CHLN (Lisboa) e Professor de Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa HSM e Regente da disciplina de Medicina Transfusional, desde 2012. Além de inúmeros cargos na área da saúde, dos quais se destaca o presente, enquanto Diretor do Serviço de Sangue do Hospital de Santa Maria/ CHLN (Lisboa), tem também, desde 1987, desenvolvido atividades cívicas, associativas e políticas. Foi Secretário Nacional do Partido Socialista, com pelouro da Saúde (de 2011 a 2014). É da Comissão Política Nacional do Partido Socialista, desde 2011, e, desde 2020, é Presidente Coordenador da SEDES.


ANTÓNIO MONTEIRO
Presidente do Conselho de Administração da Fundação Millennium bcp

António Monteio, nasceu em Angola em 1944. É licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa. Diplomata de carreira (1968 - 2009), foi Embaixador de Portugal em Angola, nas Nações Unidas e em Paris.
Ministro dos Negócios Estrangeiros do XVI Governo Constitucional (2004-2005), Alto-comissário das Nações Unidas para as Eleições na Costa do Marfim (2005-2006) e Membro do Painel do Secretário-Geral para os Referendos no Sudão (2010-2011), foi Presidente do Banco Millennium bcp entre 2012-2018.
Atualmente, é Presidente da Fundação Millennium bcp.


LUÍS LEÓN
Co-fundador ILYA

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1998), trabalhou como Consultor fiscal numa BIG4, tendo sido Partner e Líder da Equipa de Tributação Individual na Deloitte entre julho de 2014 e setembro de 2021. Há 23 anos que desenvolve aconselhamento de clientes relativamente a IRS e contribuições para a segurança social.
Tem sido responsável por otimização fiscal na área de impostos pessoas, designadamente, em matéria de: (i) residentes não habituais, (ii) regime dos ex-residentes, (iii) definição de “packages” remuneratórios, (iv) análise e definição de fundos de pensões (v) reestruturações de patrimónios familiares, (vi) definição de políticas de destacamento de colaboradores, incluindo (vii) otimização fiscal e parafiscal internacional.
Convidado frequentemente para conferências, apresentações e entrevistas na imprensa escrita, rádio e televisão para clarificar alterações fiscais em Portugal ou para comentar as implicações decorrentes do Orçamento do Estado.


JOÃO CORTEZ DE LOBÃO
Co-presidente da Fundação Gaudium Magnum - Maria e João Cortez de Lobão

Economista e pai de 8 filhos, foi jornalista durante 10 anos. Esteve depois no sector financeiro em Nova Iorque e em Lisboa, tendo lançado posteriormente um projeto agrícola inovador no sector do azeite, a Herdade de Maria da Guarda, que se tornou um dos principais produtores nacionais totalmente dedicado à exportação. Recentemente, com a sua mulher, lançou a Fundação Gaudium Magnum focada em 4 pilares: Cultura, Educação, Beneficência e Investigação, com a missão de enaltecer Portugal, as suas gentes e raízes cristãs.


STEVEN BRAEKEVELDT
CEO da Ageas Europa Continental e CEO do Grupo Ageas Portugal

Steven Braekeveldt (18-10-1960) detém diferentes licenciaturas em Direito e é mestre em Economia e Finanças. Construiu uma longa carreira internacional no setor dos serviços financeiros, banca e seguros, aliando o ensino universitário e a autoria de diversas publicações. Ocupou vários cargos de gestão no ING, entre outros, como CEO do BBL Hong Kong e CEO e Merchant Banking do BBL / ING Singapura. Em 2001 tornou-se membro da Comissão Executiva da ING Commercial America, uma das maiores companhias de Seguros da América Latina, assim como da Comissão Executiva da América do Sul para seguros. Em 2006 juntou-se à Fortis Insurance International, onde assumiu a liderança na região da Europa (onde incluía, ao momento, 9 países). Steven Braekeveldt é atualmente CEO da Ageas Europa Continental e CEO do Grupo Ageas Portugal que inclui as marcas Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental e Seguro Directo e ocupa o 2.º lugar no ranking segurador português. Reconhecido como Líder Inspirador, em 2018, pelo Observatório de Comunicação Interna (OCI) e, em 2019, como CEO Comunicador do ano pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE).


SOFIA TENREIRO
Fundadora SBC Venture Capital

Iniciou a carreira em Fast Moving Consumer Goods, na Procter & Gamble e na L’Oreal em Marketing, com responsabilidades nos mercados Português e Espanhol e em funções globais estratégicas para o mercado europeu. De regresso a Portugal, assumiu várias posições de liderança em grandes corporações, destacando-se a Microsoft como Board Member e a Cisco Portugal como Diretora-Geral. Assumiu, em 2016, durante 3 anos, a presidência da Câmara de Comércio Americana em Portugal (Amcham), tendo-se mantido na Direção. Em 2019 foi nomeada como Executive Board Member na Galp (COO Comercial), para liderar a transformação de negócio e a transição energética na Galp, sendo responsável por acelerar a transição digital e do negócio mundial B2C e B2B. É frequentemente convidada como speaker em vários temas, tais como Transformação Digital e de Negócio, Cibersegurança, Liderança ou Recursos Humanos.