Piso 2 - Sala Dos Fornos

Entrada Livre

Lourdes Castro no D. Maria II

Lourdes Castro

2013-10-15
2013-12-29
Curadoria: Adelaide Ginga

O TNDM II inaugura, no dia 15 DE OUTUBRO às 19H, a exposição "LOURDES CASTRO NO D. MARIA II".
Esta exposição, com curadoria de ADELAIDE GINGA, numa colaboração MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA-MUSEU DO CHIADO e MANUFACTURA DE TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE, reunirá a obra integral de Lourdes Castro em tapeçaria, em articulação com um conjunto de obras de pintura provenientes da coleção MNAC-MC e SEC, que procuram relacionar a artista plástica com o seu contexto artístico relembrando o Grupo KWY.
Lourdes Castro (1930, Funchal) frequentou o curso de Pintura na Escola de Belas-Artes de Lisboa (1950-1956). Em 1958, instala-se em Paris, como bolseira da Fundação Gulbenkian. É aqui que trabalha com Arpad Szenes. Entre 1958 e 1962, juntamente com René Bertholo, foi fundadora do grupo KWY, a que se associaram Christo, Jan Voss, João Vieira, José Escada, Gonçalo Duarte e Costa Pinheiro. Na década de 70, foi artista residente na Deutscher Akademischer Austauschdienst, em Berlim. É ainda nesta década que produz com René Bertholo e depois com Manuel Zimbro, um Teatro de Sombras. Recebeu o prémio Consagração da EDP e foi convidada para representar Portugal na XXIV Bienal de S. Paulo em 1986 (onde já tinha representado Portugal em 1959 e 1980), em parceria com Francisco Tropa. Em 1983, regressou à ilha da Madeira, onde reside. A sua obra encontra-se em diversas coleções públicas estrangeiras tais como: Victoria e Albert Museum, Londres; Museu de Arte Moderna, Havana; Museu de Arte Moderna, Belgrado; Museus Nacionais de Varsóvia, Vroclaw e Lódz. A sua colaboração com a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre data de 1984.

A exposição estará patente ATÉ AO DIA 29 DE DEZEMBRO no SALÃO NOBRE do TNDM II, no seguinte horário: 6.ª das 15h às 18h e 4.ª a dom. 30 min. antes do início dos espetáculos da Sala Garrett.

No dia 15 de outubro será também exibido o DOCUMENTÁRIO “TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE”, realizado por TERESA MARTHA, que documenta a história da Manufatura e dá a conhecer a técnica usada para traduzir o cartão do artista em tapeçaria.