Pintura Habitada

, 1977

Helena Almeida

6 provas fotográficas a p/b em gelatina sal de prata e pintura a acrílico

50 × 21 ( × 3), 50 × 26,5 ( × 3) cm
assinado e datado
Inv. 2601
Historial
Adquirido pelo Estado em 2001.

Exposições
Porto, 1978, 15; Lisboa, 2001; Lisboa, 2002.

Bibliografia
Helena Almeida, 1978, 15; ÁVILA, 2003, 44, cor; SÉREN, 2009, 57.
Nesta série, mais próxima dos desenvolvimentos de outras séries com o título Para um enriquecimento interior, a fotografia não é tomada como a face ou a revelação de um enunciado, ela torna-se o suporte performativo de uma vontade de aprisionamento. Ao provocar a erosão dos pressupostos que constituem a apreensão de cada medium, o olhar que podemos ter sobre eles é confundido no sentido de obrigar o espectador a libertar-se desses limites perceptivos. A polarização entre o aspecto documental, inerente ao objecto fotográfico, e o artifício pictórico que surge aqui apenas simbolizado, obriga a repensar toda a estratégia de arrumação das tipologias artísticas. Por outro lado, a pintura surge como um conceito esquivo, que resistia naquela década, como agora, a um habitar-se inquestionável.

Emília Tavares