José Ferreira Chaves

Chaves , 1838 Lisboa , 1899

Estuda na Academia de Belas-Artes com António Manuel da Fonseca e Francisco Augusto Metrass. Concluiu o curso de pintura mas seguiu profissionalmente funções administrativas na Câmara Municipal de Lisboa, onde chega a ser nomeado Director Geral dos Serviços da Fazenda em 1890.
Considerado um pintor de transição entre o romantismo e o naturalismo, sucessor de Lupi na Academia, inicia a sua carreira como pintor de flores e naturezas-mortas, mas é como retratista que se destaca (José Estevão e Mouzinho da Silveira, Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa). No retrato feminino afirma a sua sensibilidade na atenção ao modelo, em esquemas compositivos de valores sentimentais românticos. Reconhecido pela sua fidelidade ao retratado, adquiriu prestígio e sucesso, ocupando o lugar de professor de Pintura Histórica na Academia de Belas-Artes em 1883, e o de Vice-Presidente desta Instituição em 1894.
Presente em exposições internacionais, como a Universal de Paris em 1867, Madrid em 1871, e nos Salons de Paris, foi reconhecido com a medalha de prata na Exposição da Sociedade Promotora de Belas-Artes e de ouro na Exposição do Porto em 1877.

Catarina Duarte