Vídeos e Podcasts

de 2017

Apresentação do livro "Instalações Provisórias" de Sandra Vieira Jürgens

2017-03-16
Conversa em torno do livro “INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS: independência, autonomia, alternativa e informalidade. Artistas e exposições em Portugal no século XX”, de Sandra Vieira Jürgens, uma edição da Documenta, Stet - livros e fotografias e IN. Transit Editions, em parceria com o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A apresentação do livro decorreu no MNAC-Museu do Chiado a 24 de Março de 2016, pelas 18h30 com a participação de Aida Rechena, Raquel Henriques da Silva, Maria João Gamito, David Santos e Filipa Valladares.

INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS revela as condições de existência da cultura alternativa, as qualidades e as características transitórias, efémeras, os processos instáveis e informais de ocupação e de instalação que caracterizam as práticas artísticas independentes.

Como surgiram e evoluíram os projectos expositivos independentes que, ao longo do século XX, redefiniram o conceito de arte, artista, espaço de exposição e prática curatorial? Tendo em vista fundamentar uma perspectiva da história da arte atenta ao papel dos artistas-curadores e dos colectivos de artistas, este estudo centra-se no século XX, tomando como ponto de partida o contexto do século XIX, onde encontramos as razões e os germes do sistema alternativo que se consolidou no século seguinte e continua determinante nos dias de hoje.
Vídeo
12seguinte