João Francisco Camacho, Ilha da Madeira, Costa Norte, 1870 -1876. Col. Arquivo de Documentação Fotográfica da DGPC
Vídeo

Audio - O Mundo em relevo (fotografia estereoscópica) e o primeiro cinema. Conferência por Victor Flores e Ana David Mendes (Mimo, Leiria)

2015-09-02
Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX - Conferência por Victor Flores e Ana David Mendes

"O Mundo em relevo (fotografia estereoscópica) e o primeiro cinema". Conferência por Victor Flores e Ana David Mendes (Mimo, Leiria).

Dia 25 junho às 18:30h no MNAC - MUSEU DO CHIADO.

"DA PERSPETIVA E DO MOVIMENTO: Imagem animada, tempo fragmentado ou o primeiro Cinema", por Ana David Mendes

Partindo das especulações filosóficas da Camera Obscura aos filmes ilusionistas de Méliès, propomos uma viagem através das colecções do museu da imagem em movimento, abordando práticas de fruição de imagens mediados por dispositivo ópticos e como algumas descobertas impulsionadas pelo desenvolvimento da fotografia como novo médium, influenciam o olhar cinético moderno que nos conduz ao primeiro cinema.

"A estereoscopia para além do relevo: o movimento", por Victor Flores

O cinema nasceu numa cultura visual em que a estereoscopia tinha um papel crucial. Nesta conferência iremos abordar o modo como a estereoscopia e o cinema derivaram de um programa comum de aproximação entre as imagens e a vida provocado pela fotografia, suscitando um período de fusões e de experimentações inédito na história da imagem. Em particular, reflectir-se-á sobre a fotografia estereoscópica em Portugal, as suas experiências cinemáticas, os principais discursos que a acompanharam e o mal de arquivo de que foi objecto.

Moderação de Margarida Medeiros e Emília Tavares