Desde o final do século XIX, com Jacob Rijs e Lewis Hine entre outros, a fotografia tem sido um meio para denunciar injustiças, reivindicar melhores condições de vida e contribuir para as causas revolucionárias. Como consequência natural da sua natureza documental, tornou-se também hoje o meio privilegiado pela arte contemporânea para interrogar o establishment político e social.
Esta
conferência procura explorar os vários sentidos 
da criação fotográfica como uma arma social e de esquerda ao longo dos
séculos XX e XXI, e examinar a relação entre a fotografia documental, as causas
humanitárias e os ideais sociais, o compromisso político e de classes, a
crítica social e económica. Serão consideradas as práticas fotográficas e sua
produção em ambos os campos público e político, pensando especificamente sobre
a relação entre as práticas de esquerda e o mainstream, as relações entre arte
contemporânea e crítica social, tal como entre arte e propaganda. A conferência
terá
lugar nos dias 16 e 17 de Junho de 2016 no Museu Nacional de Arte
Contemporânea -  Museu do Chiado em Lisboa e será acompanhada por um programa de projeções.
O ciclo de projeções prolongar-se-á até dia 16 de julho (ver programação em: http://www.museuartecontemporanea.pt/pt/programacao/texto/472)
PROGRAMA
1º Dia - Quinta-feira, 16 de Junho
| 
   9:30  | 
  
   Registo  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   10:00  | 
  
   Sessão de Abertura  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   10:15-11:00  | 
  
   Projeção: Transmission from the liberated zone (2015, 30 min.) seguido de discussão com oradora convidada Filipa César (artista/cineasta)  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   11:00 – 11:30  | 
  
   Pausa Café  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   11:30 – 13:00  | 
  
   Sessão de Comunicações  | 
 |
| 
   Painel 1 HISTÓRIA, PROPAGANDA E IMAGENS POLÍTICAS Moderação de: Teresa Flores  | 
  
   Painel 2 OS TRABALHADORES E A ESQUERDA Moderação de: José Neves  | 
 |
| 
   
 Caught in the Act: Justice, Illusion, and Photography on the Victorian Stage Daniel A. Novak, University of Mississippi 
 Giuseppe Garibaldi, national hero and symbol of the left: creation of his myth through his photographic portraits Annalea Tunesi, University of Leeds, UK 
 Progresso, anticlericalismo e modéstia Nuno Pinheiro, Researcher for CIES/IUL 
  | 
  
   
 Une révolte aux sels d’argent. Idéologie de gauche et renouvellement esthétique au sein des photo-clubs français (1945-1975) Guillaume Blanc, Université Paris 1 
 O 1º de Maio de 1974 n’O Século Ilustrado – uma narrativa imagética. Ana Catarina Caldeira, Universidade Nova de Lisboa. 
 Deslocamentos conceituais da fotografia documental e da representação do proletariado Ludimilla Carvalho Wanderlei & José Afonso da Silva Junior PPGCOM – UFPE, Brasil  | 
 |
| 
   13:00 – 14:30  | 
  
   Pausa Almoço  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   14:30 – 16:00  | 
  
   Sessão de Comunicações  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   Painel 3 O DOCUMENTÁRIO: ABORDAGENS À REVISÃO HISTÓRICA Moderação de: Paulo Catrica  | 
  
   Painel 4 VISUALIDADES Moderação de: Patricia Leal 
  | 
 |
| 
   Reinventing Documentary (Again) Some Notes on the Pragmatism of Photography Jan Babnik - editor in chief of Membrana 
 Between the Gallery and the Street: the 1980s 'New Documentary' Movement Andreia Alves de Oliveira: (CREAM), University of Westminster, London 
 Photography, Irreality and the Document Miguel Faleiro, investigador independente  | 
  
   We don’t need a gallery to put these pictures in our head, Louie Palu’s Cage Call: Life and Death in the Hard Rock Mining Belt Siobhan Angus, University, Toronto 
 No limite da representação: entre a informação e a arte Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil. 
 Ideology of Negative Witold Kanicki, University of Arts in Poznan (Poland) 
  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   16:00 – 16:30  | 
  
   Pausa Café  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   16:30 – 17:30  | 
  
   Orador convidado Steve Edwards The Open University, UK  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   17:30 – 18:00  | 
  
   Debate Final  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   20:00  | 
  
   Jantar da Conferência (Restaurante BellaLisa Elevador/Chiado)  | 
 |
N.B.
18: 30 Jorge Ribalta fará uma comunicação nas Belas Artes. / Informação sobre o local será providenciada brevemente.
2º Dia - Sexta-feira 17 de Junho
| 
   10:00-10:30  | 
  
   Orador convidado Jacinto Godinho (Jornalista e Professor da FCSH/NOVA) O Reviralho  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   10:30 – 11:00  | 
  
   Orador convidado Nélio Conceição (Investigador IFIL) A Obra e o Tempo que a viu nascer-sobre a dimensão histórica-crítica da fotografia em Walter Benjamin  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   11:00 – 11:30  | 
  
   Pausa Café  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   11:30 – 13:00  | 
  
   Sessão de Comunicações  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   Painel 5 LUTAS E RESISTÊNCIAS Moderação de: Emília Tavares  | 
  
   Painel 6 PRÁTICAS DISCURSIVAS Moderação de: Claudia Madeira  | 
 |
| 
   
 The War at Home John van Aitken (University of Central Lancashire) & Jane Brake (Manchester Metropolitan University) 
 Photographie et marginalité : stratégies de visibilité, puissance d’insoumission Maira Mora Université Paris 1 
 O rosto perdido: notas sobre uma busca Carolina Junqueira dos Santos, Universidade de São Paulo  | 
  
   Images of freedom, images of freeing Photography as evidence and social injustice in Taryn Simon’s photography Arianna Lodeserto 
 
 Presente ausente: invisibilidade em questão nas fotoperformances de Ana Mendieta Olga da Costa Lima Wanderley, Universidade Federal de Pernambuco Antartica : a Critical Imaginary Anne Noble, Professor of Fine Arts (Photography) at Massey University, Wellington.  | 
 |
| 
   13:00 – 14:30  | 
  
   Pausa Almoço  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   14:30 – 16:00  | 
  
   Sessão de Comunicações  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   Painel 7 A PAISAGEM E O OUTRO Moderação de: Rogério Taveira 
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   
 To live as they live: Portraits of the Portuguese rural interior by artist Cristina Rodrigues Inês Jorge, FCSH/UNL 
 Viagem em Portugal: um território que (se) reflete (n)a crise Filippo De Tomasi, FCSH/UNL 
 Espelho Nativo – dez anos depois Philipi Bandeira, Brasil. 
  | 
  
   
 
 
  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   16:30 – 17:30  | 
  
   Orador convidado Jorge Ribalta (artista, curador, investigador)  | 
 |
| 
   
  | 
  
   
  | 
 |
| 
   17:30 – 18:00  | 
  
   Debate Final  | 
 |
* A conferência é acompanhada por um ciclo de projeções que começa diariamente às 10:00 e às 14:00
Programação
Revolutionary collectives
Kino Pravda, Dziga Vertov, 1922, 17'
Drifters, John Grierson, 1929, 50'
Night Mail, Harry Watt y Basil Wright, 1936, 24'
Film and Photo League.
New Deal
The river, Pare Lorentz, 1937, 31'
The land, Robert Flaherty, 1939-1942, 51'
De Bruge, Joris Ivens, 1928, 11'

					
						
						
					


