Atrium

Entrada Livre

Staff Only: At work

Tatiana Macedo

2014-05-17
2014-07-13
Curadoria: Emília Tavares
Tatiana Macedo
Staff Only: At Work.
Vídeo, cor, s/ som, 10'


Este filme é o resultado do site-specific de Tatiana Macedo, Staff Only, apresentado entre 21 de Novembro 2013 e 2 de Março 2014 no MNAC-MC. Trata-se de uma obra que documenta o trabalho de edição e leitura da exposição permanente do Museu em diálogo com os vigilantes do mesmo, elementos estruturais do site-specific, permitindo um olhar público aos bastidores do Museu. (E.T
)



Tatiana Macedo
Staff Only
: E é assim tudo muito bonito.
Vídeo, cor, som, 40'

No âmbito do site-specific de Tatiana Macedo, Staff Only, apresentado na exposição permanente do MNAC-MC, entre 21 de Novembro 2013 e 2 de Março 2014, a artista desenvolveu um trabalho paralelo com os vigilantes do Museu. Intitulado “Olhar a arte de todos os dias” foi um desafio lançado aos vigilantes para que escolhessem uma obra da sua preferência e sobre ela transmitissem a sua leitura. Deste diálogo resultaram quatro intervenções efectuadas por Julieta Pinheiro, Ana Bela Rodrigues, Luís Sousa e Paulo Medeiros, sobre quatro pinturas da colecçaõ do Museu, de Cristino da Silva, Columbano Bordalo Pinheiro, António Carneiro e Eduardo Viana. O filme agora apresentado é o resultado desta iniciativa inédita de dar voz, a quem desempenha um papel de evidente responsabilidade mas invisível perante o público, sobre a arte que olham todos os dias. (E.T.)




Luís Sousa
Os Dias Longos.

Slide-show sobre o MNAC-MC

Luís Sousa é vigilante no MNAC-MC há sete anos. O seu trabalho como o de milhares de outros vigilantes em outros museus consiste numa vigilância discreta mas constante sobre o património público. Sabemos da presença destas pessoas pelas salas dos museus, mas também quase não as pressentimos, num papel que é o de deixar todo o espaço à fruição das obras de arte, ao silêncio que sustenta sempre qualquer visita a um museu. Luís Sousa nos seus dias longos diante de séculos de arte e do edifício que a alberga foi tecendo imagens que são o seu olhar particular sobre um espaço que conhece de forma pormenorizada, enquanto desempenha a sua tarefa diária. Quebrando uma monotonia inerente ao seu trabalho, Luís Sousa tem efectuado ao longo destes sete anos centenas de imagens sobre o edifício, a colecção e a sua presença neste lugar, oferecendo-nos um olhar valioso e surpreendente sobre um museu que julgamos já conhecer. (E.T.)