entrada: Condições Gerais

Márcio Vilela. Satellites

2019-04-12
2019-06-09
Voltar ao Programa

Biografia do artista

MÁRCIO VILELA
1978, Recife - Brasil

Vive e trabalha em Lisboa
É licenciado em fotografia pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar e mestre pelo European Master of Fine Art Photography no IED Madrid.
Em 2008 foi um dos sete artistas seleccionados para o prémio Anteciparte. Em 2010 desenvolveu uma residência artística de dois anos no Carpe Diem Arte e Pesquisa, da qual resultou a exposição individual Mono, em 2012. Neste mesmo ano foi seleccionado para o prémio Abre Alas 8, promovido pela galeria A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro. Ainda em 2012 participou de uma residência artística na Ilha de São Miguel, nos Açores, a convite da Galeria Fonseca Macedo. Desta residência resultou, em 2014, a exposição Azores e o lançamento de um livro de artista com o mesmo nome. No mesmo ano, realiza, a convite do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães uma residência artística na cidade do Recife, com o intenção de desenvolver um novo trabalho artístico sobre paisagem e estudo de cor. Em 2015, integrou a convite as Residências Criativas do Pico do Refúgio, em São Miguel. Em 2018, foi um dos artistas convidados a participar da série Um.Artista, do Canal Arte1 Brasil. Ainda em 2018 apresenta o projecto Estudo Cromático para o Azul no Museu de Arte de Brasília.
Desde 2007 é docente na área da fotografia.
As suas obras estão representadas na Colecção António Cachola, Museu de Arte de Brasília, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães e em diversas colecções privadas.