entrada: Condições Gerais

JOÃO LEONARDO

DECADANÇA

2017-09-08
2017-12-03
Voltar ao Programa

Bio do artista

João Leonardo (Odemira, 1974), é licenciado em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa desde 1996. Frequentou o Programa de Estudos Independentes da Maumaus Escola de Artes Visuais em 2003. Terminou o Mestrado na Malmö Art Academy, Lund University em 2009 com uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi artista residente na International Künstlerhaus Villa Concordia (Bamberg, 2010-2011) e vencedor do Prémio EDP Novos Artistas (2005).

Expõe regularmente desde 2002. Entre as suas exposições individuais recentes devem referir-se Europa: Polar Shift no Museu de Portimão; Flying High, Falling Low na Galeria 111, em Lisboa e Porto; Breathe in, breathe out, Galeria Mors Mössa em Gotembourgo e Seven Seconds, Martin Bryder Gallery, Lund, Suécia.

Pode ainda destacar-se a participação em exposições colectivas recentes como Fazer sentido, Casa da Cerca, Almada (curadoria de Emília Ferreira); Estranhos dias recentes de um tempo menos feliz, Atelier-Museu Julio Pomar (curadoria de Hugo Diniz); P. - Uma homenagem a Paulo Cunha e Silva, por extenso, Galeria Municipal do Porto (curadoria de Miguel von Hafe Pérez); Um horizonte de proximidades: uma topologia a partir da colecção António Cachola, Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, São Miguel (curadoria de Sergio Mah). A sua obra encontra-se representada nas colecções Manuel de Brito, António Cachola, Fundação EDP, Museu de Arte do Rio (Brasil) e Danfoss Art Foundation (Nordborg, Dinamarca).