entrada: Condições Gerais

Live Interfaces

2014-11-20
2014-11-23
Voltar ao Programa

SINOPSES E BIOGRAFIAS


ANDRÉ GONÇALVES

Displaced Acts of (Un)Related Causality

Este trabalho incorpora e relaciona algumas das melhores explorações sonoras e visuais do autor, transpostas para contextos de performance e instalação. Considerando a especificidade do espaço, utiliza um sistema modular de sintetizadores para criar paisagens de padrões sonoros, em mutação constante, conduzindo a um estado de contemplação.

André irá apresentar uma performance durante a inauguração da exposição, após o que deixará o sistema a funcionar autonomamente.

Biografia

André Gonçalves opera em diversas áreas artísticas, nomeadamente nas artes plásticas, música, instalação e performance. Conta no seu curriculum com inúmeras exposições e festivais em mais de 20 países um pouco por todo o mundo. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em 2005 e 2009, distinguido com uma Menção Honrosa no FILE Prix Lux 2010, São Paulo e finalista do Celeste Prize 2010, Nova Iorque. O seu trabalho musical, a solo ou em colectivos, está documentado em mais de 15 edições em diversas editoras nacionais e internacionais. Nos últimos anos tem sido mais reconhecido pelo seu trabalho enquanto criador da marca de sintetizadores modulares ADDAC System.

 

IAN WILLCOCK

You. Here. Now.

Esta instalação inclui um software que acede continuamente a vários sites de organizações noticiosas, fazendo o download de todas as imagens com que se depara. Ao extrair amostras destas imagens, produz um grande número de fragmentos. Cada fragmento reflecte as preocupações e prioridades da respectiva organização noticiosa. No entanto, o seu reduzido tamanho impede que funcione iconograficamente; normalmente o fragmento sugere um contexto mais amplo, mas é raro que as referências se formem completamente. Cada fragmento é catalogado e armazenado numa base de dados, de acordo com a sua média cromática. Cria-se assim uma paleta cromática, que o software utiliza para construir o retrato das pessoas que param à frente do monitor.

Para fruir esta peça, o visitante deve investir algum tempo. Enquanto pára para a examinar, o seu retrato emerge gradualmente, formando-se a partir de várias centenas de minúsculos fragmentos de imagens, em fluxo contínuo. 

Biografia

Ian Willcock é artista dos media digitais, investigador, e professor de´Interactive Media and Live Performance. As suas peças musicais, multimedia e de performance digital foram apresentadas internacionalmente. O seu trabalho tem sido reconhecido com numerosos prémios e bolsas de investigação. Tem várias peças publicadas, e gravações audio editadas comercialmente. Colaborou em vários projectos de grande dimensão; tanto performances digitais como instalações mixed media. Em 2012 completou o doutoramento em Interactive Media and Live Performance na Universidade de De Montfort. Ian é Principal Lecturer (Professor Titular Principal) em Interactive Media na Universidade de Hertfordshire, onde dirige o curso PG Media.


ALESSIO CHIERICO

Trāṭaka

Trāṭaka é um termo sânscrito, que significa “olhar” ou “pasmar”. Diz respeito a uma técnica de meditação, que consiste em concentrar a atenção sobre um pequeno objecto, normalmente uma vela. Esta técnica é utilizada para estimular certo ponto do cérebro, o  ājňā chakra. Na tradição hindu, este chakra é um dos seis pontos vitais principais. É considerado o olho da intuição e do intelecto.

Nesta instalação o visitante é convidado a usar uma interface que capta ondas cerebrais, devendo concentrar-se na chama de uma vela. O nível de atenção controla uma corrente de ar por baixo da chama: quando a atenção chega a um nível máximo, a corrente de ar torna-se suficientemente forte para apagar a vela.

Esta peça cria um loop conceptual: a actividade cerebral derivada da atenção conduz a uma técnica de meditação que estimula o chakra responsável pela actividade cerebral. 

Biografia

Alessio Chierico encontra-se a tirar o mestrado no departamento Interface Culture da Universidade de Arte e Design de Linz. Anteriormente, estudou nas academias de arte Urbino, Carrara e NABA em Milão, frequentando cursos relacionados com produção artística, design e teoria dos media. Nos últimos oito anos apresentou cerca de cinquenta exposições, incluindo: ArteLaguna prize em Veneza (2014), Victoria Art gallery em Bucareste (2014), Speculum Artium festival na Eslovenia (2013), Ars Electronica festival em Linz (2014, 2013), Museo di Scienze Naturali de Torim (2013), MLAC de Roma (2012), MAGA em Gallarate (2011), Fabbrica del Vapore em Milão (2008).


RODRIGO CARVALHO, YAGO DE QUAY, SHEN JUN

The Interpreter

Esta instalação interactiva gera sons e padrões visuais a partir da visualização e sonificação de uma sequência de movimentos de dança. O púbico manipula uma base de dados de movimento, desconstruindo a sequência original dos movimentos do performer, explorando novos pontos de vista, percepções e interpretações.

Os visitantes são convidados a explorar e a interagir com a instalação através de um interface táctil, mediante o qual podem manipular diversos parâmetros visuais e sonoros.

Biografias

Rodrigo Carvalho
é designer e artista new media, oriundo do Porto. Licenciou-se em Design (Aveiro-PT.2005) e completou o mestrado em Arte Digital (Barcelona – ES.2009). Actualmente encontra-se a tirar um Doutoramento em Media Digitais, na Universidade do Porto/ FCT, no âmbito do programa UT Austin/Portugal. O seu trabalho foca-se sobre relações e sinergias entre som, movimento e imagem, com sistemas e ambientes audiovisuais.

Yago de Quay é um músico que actua com sensores sobre o corpo. O seu trabalho com sensores e música electrónica iniciou-se em 2010, com uma bolsa da União Europeia, para a implementação de aparelhos interactivos em clubes de dança. Em 2013, o seu filme NOLA recebeu o prémio Audience Favorite no festival cinematográfico West By West Campus. A sua performance multimedia 3D[Embodied] foi distinguida com uma nominação Critics Table Awards. Este ano, foi-lhe encomendada uma performance que utiliza ondas cerebrais e sensores 3D, para o Ammerman Center for Arts and Technology na Universidade do Connecticut.

Shen Jun, nascido em Jian Yin, China, frequentou dança na Wuxi Culture e na Escola de Artes em 1995, integrando em 1998 a Wuxi’s Song and Dance Troupe. Em 2001 estudou dança na Beijing Capital Normal University, graduando-se em 2005 com uma licenciatura em Belas Artes e ingressando de seguida na Beijing Dance/LDTX Company com a qual realizou tournés internacionais por diversos países.  Em 2009 deixa a Beijing Dance /LDTX para se tornar dançarino e coreógrafo independente. Em 2013 ganha uma bolsa de estudo para a UT Austin onde é estudante de MFA em dança.