Entrada Livre

Marte nº 5

Os Processos da Arte

2014-05-06
2014-05-06
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Notas biográficas dos participantes

ALEXANDRE ESTRELA (Lisboa, 1971)
Começou a expor o seu trabalho no início dos anos 1990. A partir do domínio serendíptico do filme e do vídeo, meios centrais na sua prática artística, cria sistemas complexos que beneficiam das características dos dispositivos: a câmara, o projector, o ecrã e a recepção das imagens. Efeitos visuais, associações de som e imagem, criação de sinopses e títulos ou a transformação da arquitectura do espaço são estratégias frequentemente usadas por Estrela para desconstruir as formas convencionais de percepção e conhecimento dos objectos e do espaço. Conclui uma tese de doutoramento sobre O concretismo na imagem em movimento, cuja pesquisa é centrada na exposição Meio Concreto, Museu de Serralves (Porto, 2013). É professor na FBAUL e criador e programador do espaço Oporto. Das exposições mais recentes destacam-se Motion Seekness, Culturgest (Porto, 2010); Viagem ao Meio, ZDB (Lisboa, 2010) e Um homem entre quatro paredes, Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo, 2013).

ANA ANACLETO (Lisboa, 1975)
Licenciada em Artes Plásticas – Escultura e pós-graduada em Estudos Curatoriais pela FBAUL (2000 e 2005). Em 1999 foi bolseira Erasmus na Hochschule der Künste, em Berlim, na Alemanha. É doutoranda em Arte Contemporânea no Colégio das Artes, UC. É artista e curadora e expõe regularmente, desde 1999, individual e colectivamente, estando representada em diversas colecções particulares. Trabalhou no IAC entre 2001 e 2003, ano em que iniciou a actividade de assistente de Julião Sarmento. Desenvolveu alguns projectos no campo editorial com diversas instituições (Instituto Camões, Culturgest, Museu de Serralves) e colaborou em publicações periódicas (Pangloss, L+Arte, Revista XXI – Ter Opinião). Da sua prática curatorial destacam-se os projectos desenvolvidos na Appleton Square, na Galeria Quadrum, no MACE, no espaço BES Arte e Finança, no CAV, na Galeria do Colégio das Artes, no CAPC e no Museu de Serralves.

ANA BIGOTTE VIEIRA (Lisboa, 1980)
Doutoranda em Estudos Artísticos, Visiting Scholar no departamento de
Performance Studies da NYU entre 2009 e 2012. Estudou História Moderna e Contemporânea no ISCTE. Pós-graduação em Ciências da Comunicação: Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (UNL-FCSH). Dramaturgista e investigadora, trabalhou com Gonçalo Amorim, Miguel Castro Caldas/Bruno Bravo, Raquel Castro e Mariana Tengner Barros. Traduziu Mark Ravenhill, Annibale Ruccello, Spiro Scimone, Pirandello e Giorgio Agamben. Em 2010, recebeu o Dwight Conquergood Registration Award na Performance Studies International (PSi) #17, Utrecht. É cocuradora de baldio, um espaço de investigação em Estudos de Performance, e coeditora da revista Jogos Sem Fronteiras. Juntamente com Sandra Lang (CH) tem organizado uma série de eventos discursivos e performativos em torno da relação entre arte e política (16 Beaver/NYC, Corner College/Zurich, entre outros).

ATLAS PROJECTOS (Lisboa, 2007)
Publicadora de projectos inéditos em suportes impressos, audiovisuais e expositivos, criada em 2008 pelos artistas André Romão, Gonçalo Sena e Nuno da Luz. A actividade da ATLAS concentra-se em projectos realizados especificamente para um dado contexto, lugar ou forma de circulação. Os objectos resultam do processo que vai da concepção, composição, produção à distribuição; em regime de autoprodução ou com o apoio de instituições patrocinadoras. Meios, tecnologia e tiragem são decididos com base nos fundos existentes e ajudam a delinear a progressão da publicadora para o público. A palavra publicadora substitui aqui ‘editora’, enfatizando o acto de tornar público, de divulgar e dessa forma deter responsabilidade sobre a mediação do nosso trabalho. Tem apresentado o seu trabalho nos espaços castillo/corrales, Paris, Altes Finanzamt, Berlin, Jan van Eyck Academie, Maastricht, e nas feiras SPRINT, Milão, Miss Read, Berlin, PA/PER VIEW, Porto, e I Never Read, Basileia.

CATARINA ROSENDO (Lisboa, 1972)
Historiadora da arte. Investigadora do IHA (FCSH-UNL), onde co-coordena o projecto “Arquivo da Galeria Quadrum” e aguarda defesa da tese de doutoramento Escritos de Artista em Portugal, História de uma Esquecimento, com bolsa FCT (2008-2011). Trabalhou na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea (Almada), onde colaborou e/ou foi responsável pela coordenação de exposições e respectivos catálogos (1995-2006). Co-autora do filme sobre o escultor Alberto Carneiro, Dificilmente o que habita perto da origem abandona o lugar (2008, Laranja Azul). Autora de Alberto Carneiro, os primeiros anos (1963-1975), com o qual recebeu o Prémio (ex-aequo) José de Figueiredo da ANBA (2008). Curadora da exposição “Carlos Nogueira, O Lugar das Coisas”, no CAM-FCG, Lisboa, em 2012. Desde 2013, colabora com a Fundação de Serralves em projectos de investigação sobre a Colecção do Museu.

DAVID SANTOS (Vila Franca de Xira, 1971)
Historiador, curador e crítico de arte, é Director do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (Lisboa) desde Dezembro de 2013, tendo dirigido ainda o Museu do Neo-Realismo (V. F. Xira), entre 2007 e 2013. Foi docente do ensino superior na área da História da Arte Contemporânea (Escola Superior de Design, IADE, Lisboa; e Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto). Desde 1995, tem vindo a publicar artigos e ensaios sobre arte em catálogos, jornais (Já; O Independente) e revistas especializadas (Arte Ibérica; Arqa – Revista de Arquitectura e Arte; ArteCapital). Tem participado em palestras, conferências e mesas-redondas no país e no estrangeiro. É doutorado em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, mestre em História Política e Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lusófona de Lisboa, pós-graduado em História da Arte e licenciado em História, variante de História da Arte, ambos pela Faculdade Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

JOÃO MOURÃO (Alegrete, 1975)
É curador e gestor cultural. Desempenha funções de Diretor do Departamento de Ação Cultural da CML onde é responsável, entre outros equipamentos, pela gestão e programação das Galerias Municipais, intercâmbios e residências artísticas, bem como dos ateliês municipais. Apresentou, entre outras, exposições individuais de Miguel Ângelo Rocha, João Queiroz, Belén Uriel, Fernanda Gomes e Luis Paulo Costa no Pavilhão Branco do Museu da Cidade e de André Romão, Diogo Evangelista, Catarina Botelho, Nuno Rodrigues de Sousa na Galeria Quadrum. É licenciado em Comunicação Empresarial pela ESCS e possui uma pós-graduação em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE. Foi o curador português selecionado para o II European Young Curators em Milão.

LÍGIA AFONSO (Lisboa, 1981)
Vive entre Lisboa e São Paulo. Doutoranda em História da Arte (FCSH-UNL/FAUUSP), com pesquisa sobre representações nacionais em bienais (bolsa FCT). É investigadora do IHA (FCSH-UNL) onde co-coordena o projeto do Arquivo da Galeria Quadrum. Colaborou com a revista ArteCapital (2006-2010); é autora de Mário Eloy (Público/Quidnovi, 2010); e editora de Logo Depois da Vírgula (2011) de Mattia Denisse. Tem integrado júris para a selecção de projectos; foi conferencista convidada na EA-UM, FBAUP, FBAUL, PUC-SP, FCHSA, FLUP, FCT-UNL e Escola São Paulo; e colaborou com o Museu de Serralves, Culturgest, FCG, CCB, Fundação Carmona e Costa, BESPhoto, FAAP e Instituto Tomie Othake, entre outros. Foi assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo (2010), co-curadora e coordenadora editorial do Laboratório de Curadoria, Guimarães 2012 CEC, e curadora de “Jorge Varanda: Pequeno-almoço sobre cartolina”, CAM-FCG (2012). Integra o workshop de curadores da 31ª Bienal de São Paulo.

LUÍSA ESPECIAL (Lisboa, 1981)
Responsável pela Direcção de Projectos do Carpe Diem Arte e Pesquisa. Coordena uma publicação sobre fotografia em Portugal editada por Delfim Sardo. Foi Curadora Residente (2011) e Consultora Curatorial (2012-2013) na Residency Unlimited (Nova Iorque) e integrou a coordenação do Atelier Concorde (2012). Investigadora, autora de textos e curadora independente, tem colaborado com FCG, BESArt, Guimarães 2012 CEC, Museu de Serralves, Museu Berardo, entre outros. Tem integrado júris para a selecção de projectos de criação, coordenado candidaturas a apoios para organizações sem fins lucrativos e participado em conferências. É responsável pela cadeira de Práticas Curatoriais no Mestrado de Gestão dos Mercadosda Arte (ISCTE-IUL). Licenciada em História da Arte (FLUL, 2003), Mestre em Estudos Curatoriais (FBAUL, 2007) e Doutorada em Sociologia da Arte (ISCTE, 2012) com a dissertação Os Curadores em Exposição, um grupo profissional no mundo da arte contemporânea, financiada pela FCT.

MÁRCIA OLIVEIRA (Oliveira de Azeméis, 1979)
Licenciada em Jornalismo pela UC e Mestre em Filosofia Estética pela FCSH-UNL, concluiu recentemente doutoramento com a tese Arte e feminismo em Portugal no contexto pós-Revolução. Dedicou-se à investigação académica depois de um período enquanto jornalista, sendo que tem trabalhado na área de confluência entre os estudos artísticos e os estudos de género. Neste momento, é investigadora associada do Centro de Estudos Humanísticos da UM, encontrando-se a iniciar um novo projecto dedicado aos livros de artista.

MARTA WENGOROVIOUS (Lisboa, 1963)
Formou-se em Pintura na FBAUL (1988). Mestre em Artes Visuais pela UE. Doutoranda em Arte Contemporânea, Colégio das Artes, UC, onde desenvolve a tese Um, dois e muitos, proposta artística e reflexão sobre o mapeamento de um território (ilha de São Miguel) com contributo de diferentes disciplinas científicas. Professora de Desenho e Estudos de Cor na UL. Foi Bolseira da FCG (1989-1992) e da FLAD (Nova Iorque, Washington e Filadélfia, 1990). Estudou e leccionou no Ar.Co e foi Academic Observer no Goldsmith College (Londres,1993), onde concebeu o projecto da Academia de Verão para Artistas Plásticos (Convento da Arrábida, 1994). Foi bolseira da Fundação Oriente na China (1997). A sua pesquisa plástica alimenta-se também do envolvimento em projectos de dança, teatro, cinema, arquitectura e arquitectura paisagística. Expõe individualmente desde 1989. Recebeu o Prémio União Latina (1994).

RODRIGO SILVA (Caldas da Rainha,1976)
Licenciado em Filosofia (1998) pela FCSH-UNL, com uma tese sobre Imagem e história em Walter Benjamin e doutorado em Ciências da Comunicação –Cultura Contemporânea (2007) pela FCSH-UNL, com uma investigação sobre O espaço no pensamento contemporâneo. Professor Adjunto da ESAD, da qual foi subdirector entre 2010 e 2013, e onde lecciona desde 1998 na área da teoria da arte, da estética e da filosofia contemporânea. É também investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da FCSH-UNL. Conferencista em várias instituições na área da cultura e das artes contemporâneas, tem várias publicações em revistas académicas onde tem escrito sobre as ligações entre filosofia francesa contemporânea e a criação artística actual. Organizou o volume A república por vir – arte, política e pensamento para o século XXI (ed. Fundação Gulbenkian, 2011).