entrada: Condições Gerais

FUSO

Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa 2013

2013-08-23
Voltar ao Programa

PRECISA REVISÃO

Jardim do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado | 23 AGO | 22h00

SOLANGE FARKAS

OUTRAS PAISAGENS _ AMERICA LATINA EM FOCO

Curadora : Solange Farkas

Apresentação: Thereza Farkas

Duração:  60’13

As onze obras dos artistas latino-americanos reunidas neste programa, além de apontarem rumos e tendências da recente produção audiovisual deste espaço, relevam os complexos agenciamentos políticos e sociais que caracterizam a vida contemporânea em novos arranjos geopolíticos

Exemplificam, igualmente, a profundidade das narrativas pessoais e o encanto cinético da convergência das linguagens, ora reafirmando talentos como é o caso dos brasileiros Cao Guimarães, Eder Santos, Karin Ainouz e Marcelo Gomes  e do argentino Gustavo Galuppo, ora revelando novos personagens na cena da arte latino-americana, como por exemplo Marcelvs L., Federico Lamas, Roberto Bellini e Andres Denegri.

Os trabalhos aqui reunidos completam a síntese do ‘mapa da produção de arte eletrónica do sul’ (vide CV Solange Farkas) que a décima quinta edição do Festival Internacional de Arte Eletrónica Videobrasil desenhou. Permite  leituras transversais da complexa realidade contemporânea e das relações culturais e intersubjectivas que nela se estabelecem, bem como das implicações “mediáticas” e inúmeras políticas de apropriação do tecnoimaginário actual.  

 

Programa:

_ Silvia Rivas (Argentina, 1957)

> Andén 6 |Argentina, 2004, Vídeo, 10’35’’

Ora deitada, ora de pé, a bailarina insone faz movimentos de languidez e inquietude. A atmosfera de sonho lembra a confusão de sentidos de quem perde o sono.

 

 

 

 

 

 

_ Cao Guimarães (Brasil, 1955)

> Concerto para clorofila | Brasil, 2004, Vídeo, 07’23’

Exercício poético que perverte a cor das plantas, fazendo referência ao seu mecanismo de produção de energia. Vencedor do Prémio do Júri (Estado da Arte) e do Prémio Videobrasil de Residência no Gasworks.

 

_ Eder Santos (Brasil, 1960)

> Framed by Curtains | Brasil, 1999,Vídeo, 11’15’’

Visões distorcidas da cidade de Hong Kong, diálogos à espera de um real entendimento entre Ocidente e Oriente. Um reenquadramento da paisagem urbana e caótica da cidade logo após a sua devolução à China. Como alguém que observa da janela e refaz a realidade a seu modo, o vídeo reflecte a visão subjectiva do autor das cenas quotidianas.

 

_ Jorge Alban Dobles (Costa Rica 1967)

> Juegos en el parque| Costa Rica 2004, Vídeo, 03’38’’

O formato do videogame serve a essa meditação sobre a distância entre os factos considerados parte da história e as pequenas narrativas quotidianas. Duas crianças divertem-se abatendo personagens que tentam pichar um busto de John F. Kennedy, no  videogame criado pelo autor.

 

 

 

_ Gustavo Galuppo (Argentina, 1971)

> La Progresion de las catastrofes | Argentina, 2004, Vídeo, 08’53’’

Um casal, teoricamente real, compara sua relação aos romances do cinema do passado. Colagem de cenas clássicas de cinema e imagens em vídeo, a obra amplifica a confusão entre ficção e realidade favorecida pelos meios audiovisuais.

 

_ Roberto Bellini (Brasil, 1979)

> Landscape Theory | EUA, 2005, Vídeo, 03’50’’

O desconforto provocado pelo uso de uma câmara numa propriedade privada onde um homem filma uma paisagem com fins desconhecidos. Uma voz off  encarna esse desconforto  e  interroga-o sobre os seus motivos.

 

_ Octavio Iturbe (México,1966)

> Montevideoaki | Uruguai, 2005, Vídeo, 05’16’’

Hiroaki Umeda, revelação da dança contemporânea japonesa, mostra a sua coreografia Going to a Condition entre edifícios modernos de Montevidéu, no Uruguai. A edição é contagiada pelo estranho ritmo da movimentação do bailarino.

 

 

 

 

 

 

_ Gabriel Acevedo Velarde (Peru, 1976)

> Parálisis | Peru, 2005, Vídeo, 02’12’’

Nesta colagem experimental, as neuroses dos habitantes das grandes cidades contaminam a natureza. Arbustos de calçada gritam, tremem e resmungam stressados à passagem dos transeuntes, como se absorvessem o  seu mal-estar e a sua evidente infelicidade. Menção Honrosa do Júri. 

 

_ Marcellvs L. (Brasil, 1980)

> Rizoma 0667 | Brasil, 2004, Vídeo, 09’27’’

Fragmentos do projeto “VideoRizoma” que pretende investigar as potencialidades do deslocamento do conceito de rizoma do campo da filosofia para o do vídeo.

 

_ Frederico Lamas (Argentina, 1979)

> Roger | Argentina, 2004, Vídeo, 06’00’’

Um travelling ininterrupto acompanha um casal que se separa depois de uma discussão. Sem palavras, o vídeo mostra que ela está decidida a não voltar e ele arrependido. Vencedor do Prémio do Júri (Investigações Contemporâneas).

 

 

 

 

 

 

_ Andrés Denegri (Argentina, 1975)

> Uyuni | Argentina, 2005, Vídeo, 08’08’’

A obra aborda a realidade violenta da América Latina a partir do ponto de vista de um casal de estrangeiros radicados na cidade boliviana de Uyuni. Ela quer partir. Ele sente-se seguro.