entrada: Condições Gerais

Long distance Relationships

{German Diaries}, 2012

Noé Sendas

2012-02-29
2012-04-01
Voltar ao Programa

Long distance Relationships {German Diaries}, 2012

Em Long–distance Relationships interessa–me pensar nos momentos de pausa efectuados no meio de uma viagem. Situações em que, sentados à mesa de um quarto, quebrados e hipnotizados pelo cansaço, demoramos o olhar em algum pormenor do espaço que nos envolve. Com o lápis na mão e o caderno sobre a mesa recapitulamos de memoria o dia já passado, enquanto que o nosso olhar se torna expectante e projectamos o próximo troço de viagem.
Interessa–me ainda, relacionado com outro tipo de viagens, pensar o momento em que, acordando de um sonho do qual nos lembramos, tentamos voltar a entrar nele, imaginando e reflectindo possibilidades de sequência para esse mesmo sonho.
Momentos que a memoria indexa, estabelece e subverte Relações à Distancia
A exposição na Sala Polivalente do Museu do Chiado estrutura-se em torno de cinco áreas distintas, cinco núcleos de objectos e fotografias que por vezes se intersectam. Cada uma destas instalações, que poderia designar por colagens no espaço, relaciona-se com um momento de pausa, ficcionado a partir do projecto de investigação German Diaries.

German Diaries
Os seis diários inéditos que Samuel Beckett compilou ao longo sua viagem pela Alemanha (Hamburg, Braunschweig, Berlim, Halle, Weimar, Erfurt, Leipzig, Dresden, Freiberg, Bamberg, Würzburg, Nuremberg, Regensburg, e Munich) em 1936-37 são um testemunho do encontro de Samuel Beckett com uma diversa e enraizada literatura e filosofia Europeia, em particular Alemã, tanto clássica como contemporânea, e registam o crescente interesse de Samuel Beckett sobre as artes visuais num período de ruptura histórica, em que a tradição Europeia livre e de vanguarda na arte Alemã começa a ser restringida de forma compulsiva, por uma representação especificamente nacionalista.
Partindo de uma prática corrente de Samuel Beckett, que era um exímio caminhante, irei ao encontro de uma experiência sensorial directa numa densa e variável qualidade de tecidos urbanos e culturais.
Dando ênfase a esta prática de Samuel Beckett, irei por um lado examinar o seu processo criativo e de pesquisa, registado nos diários, e simultaneamente aumentar o meu grau de consciência critica enquanto observador do meu próprio tempo. Seguindo o exemplo de Samuel Beckett, um autor excepcionalmente atento e disponível para a sua contemporaneidade.

Noé Sendas