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Outros olhares

Novos projectos

Ana Vidigal, Rodrigo Oliveira, António Olaio, Xana

2011-06-30
2012-05-27
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António Olaio + António Teixeira Lopes

António Olaio

This widow is blocking my windows, 2011

+

António Teixeira Lopes
(1866-1942)

A Viúva,  1893
Mármore
Col. MNAC-Museu do Chiado, inv. 212


A escolha do ponto de partida para a minha exposição no MNAC-Museu do Chiado foi óbvia.Óbvia no sentido literal porque, para qualquer visitante, está logo ali, à vista. “A Viúva” de Teixeira Lopes apresenta-se, assim, numa privacidade tornada pública pelo simples facto da sua natureza ser a de se expor. Entre a sua condição de viúva e a de escultura não sabemos qual prevalece nem sequer se é uma viúva que é uma escultura ou uma escultura que é viúva. Desfruta da narratividade da arte mais difundida no séc. XIX, anacrónica e desprezível para os arautos do espírito moderno. Mas, apesar de tudo, mesmo nesta condição, e talvez sobretudo por ela, encontramos múltiplas possibilidades de jogos conceptuais.
Marcel Duchamp lamentava a perda da narratividade no caminho que o modernismo estaria a tomar. Ele tinha a credibilidade de ser um dos seus pioneiros. E ao mesmo tempo, prazenteiramente, um dos seus detractores.
Esta “Viúva” de Teixeira Lopes não é propriamente aquela janela sensualmente coberta de cabedal preto que Duchamp fez em 1920. Mas não deixa de ser, na sua eterna juventude, uma “Fresh widow”.
Na relação entre widows e janelas ou entre viúvas e windows, encontrei naquela escultura, ali, no átrio do MNAC-Museu do Chiado, uma exposição praticamente desenhada. Totalmente até, se nos referirmos ao seu alcance conceptual.

Só faltava fazê-la. “This widow is blocking my windows” é, assim, uma exposição que nasce da própria condição daquela escultura. E, na relação com ela, posso dizer que:
- Obsessivamente, pela sua incontornável dimensão erótica, me ocupa totalmente o campo de visão.
- Tapando-me as janelas, só me deixa um espaço interior (introspecção, ou a fatalidade de ter de me conformar com um interior como meu único espaço exterior)
- Bloqueando-me o meu Windows, queixo-me deste século XIX que me bloqueia o computador. Ou talvez da permanência de cada século passado que insiste em ficar, que não reconhece qualquer rigor na valoração simbólica de um mero instante, da passagem de um século para outro.
As telas redondas assumem uma condição ocular, consequência conceptual de ter o cérebro nos olhos, e a canção do vídeo acrescenta outros sentidos:
Your darkness is all I can see / I’m trapped in 19th century / Don’t know if it’s morning or night/ Outside is out of my sight/…

Coimbra, 23 de Setembro de 2011
António Olaio


This widow is blocking my windows
vídeo, duração aprox. 3’ 30’’, 2011
Vídeo de António Olaio
Imagem - Francisco Carvalho
Assistente de imagem – Catarina Lino
Montagem – António Olaio
Música - João Taborda
Letra – António Olaio

This widow is blocking my window #1, óleo s/tela, 90x90cm, 2011
This widow is blocking my window #2, óleo s/tela, 90x90cm, 2011
This widow is blocking my window #3, óleo s/tela, 90x90cm, 2011
This widow is blocking my window #4, óleo s/tela, 90x90cm, 2011
This widow is blocking my window #5, óleo s/tela, 90x90cm, 2011
This widow is blocking my window #6, óleo s/tela, 90x90cm, 2011

BIO

ANTÓNIO OLAIO
Nasceu em 1963, em Sá da Bandeira, Angola.
Actualmente, vive e trabalha em Coimbra.
Professor no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

FORMAÇÃO
1987
Licenciado em Artes Plásticas Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, Portugal
2000
Doutorado pela Universidade de Coimbra (Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia)

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
2011
Shall I vote for Elvis?, Teatro Municipal da Guarda, Portugal
2010
“A cátedra de São Pedro” (Cathedra Petri / Chair of Saint Peter), Museu Grão Vasco / 18 Maio 2010
La Prospettiva is sucking reality, Museu do Neo-Realismo Vila Franca de Xira, Portugal, Junho/ 2009
- Crying my brains out, Galeria Filomena Soares, Lisboa
- Brrrrain, Culturgest, Lisboa, Curadoria: Miguel Wandschneider Lisboa
- LA PROSPETTIVA, Mario Mauroner, Viena, Áustria
- "Planeta Coimbra" na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Coimbra, de Janeiro / Março
2008
- António Olaio, Galeria Mario Mauroner, Viena, Áustria
2007
- I Think Differently, Now that I Can Paint, Centro Cultural Vila Flor, Guimarães, Portugal
- Singing the art away, Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra, Portugal
2005
- Pictures are not movies, Galeria Filomena Soares, Lisboa
- Under the stars, Galeria Zé dos Bois, Lisboa
2004
- 40 Years in a plane – Kenny Schachter Contemporary, Nova Iorque
- I’m growing heads in my head, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Portugal
2003
- You are what you eat – Centro Cultural Andratx, Palma de Maiorca, Espanha
2002
- What makes a home a house? Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (org. GL Box)


2001
- António Olaio. Slow Motion ESTGAD, Caldas da Rainha, Portugal
- Mostra antológica no âmbito de Urban Lab, Bienal da Maia 2001
- Foggy days in old Manhattan, Galeria Filomena Soares, Lisboa
2000
- My left hand is changing, Galeria Pedro Oliveira, Porto, Portugal
1999
- Sunset TVs, Espaço Poste ite, Porto, e Galeria OM, Coimbra, Portugal
1998
- And this is the drawer where he kept his gun, Galeria OM, Coimbra, Portugal
- My Home is a logo Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (Centro de Arte Contemporânea)
- What do you want for Christmas? Galeria Zé dos Bois, Lisboa
1997
- Bambi is in jail Galeria Pedro Oliveira, Porto
1994
- PostNuclear Country Galeria Monumental, Lisboa
1993
- Waiting for Christmas Círculo de Artes Plásticas, Coimbra, Portugal
1991
Ma main, c’est un readymade Galeria Pedro Oliveira, Porto, Portugal
1989
- Blaupunkt Blues Galeria Roma e Pavia, Porto
1998
- Sofás amarelos, vermelhos não são, Galeria do Jornal de Notícias, Porto, Portugal
1987
- Quem matou a porteira? Galeria Roma e Pavia, Porto, Portugal
1985
- Na Atlântida Galeria Roma e Pavia, Porto, Portugal
1984
- Graças à luz eléctrica Cooperativa Árvore, Porto, Portugal
- Os espelhos não reflectem a imagem de Drácula, Galeria EG, Porto, Portugal
1983
- Fernão Mendes Pinto visita Marcel Duchamp, Galeria Roma e Pavia, Porto, Portugal

EXPOSIÇÔES COLECTIVAS (Selecção)
2011
- O voo do Bumerangue -10 anos da Galeria Filomena Soares, Curadoria de David Barro, Galeria Filomena Soares, Lisboa
- Relicário, Galeria Pedro Oliveira, Porto
2010
- "Play them" Plataforma Revólver; 28 Abril; Exposição de Luís Alegre com a participação de José Maçãs de Carvalho e António Olaio.
- MONO (grupo GIPAPC/CORES CAPC 1976/1978), CAPC - Circulo de Artes Plásticas de Coimbra, Coimbra
- If I Can’t Dance, I Don’t want to be part of your Revolution, Plataforma Revólver, Lisboa


- Um Século, Dez Lápis, Cem Desenhos, Viarco Express – Palácio de Belém, Museu da Presidência da República, Lisboa
2008
- Ponto de Vista: Obras da Colecção da Fundação PLMJ, Museu da Cidade, Lisboa, Curadoria: Miguel Amado
- Uncle Chop Chop 08, Glasgow Project Room, Glasgow, Escócia
- Cinemaric – Threshold artspace, Preth, Polónia
2007
- Uncle Chop Chop 07, Glasgow Project Room, Glasgow, Escócia
- 25 frames por segundo, vídeos da colecção da Fundação PMLJ, cinema S. Jorge, Lisboa
- Anti-monumentos, Galeria António Henriques, Viseu, Portugal
- Por entre as linhas, Museu das Comunicações, Lisboa
- 7 Visões de William Blake, Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra, Portugal
- Arte Lisboa 07, Parque das Nações, Lisboa
2006
- E=mc², Museu Nacional da Ciência e da Técnica, Coimbra
- Entre a palabra e a imaxe, Corunha, Espanha
- Transnatural, Museu da Botânica, Universidade de Coimbra
2005
- Cookingame, exposição com Arlindo Silva, comissariada por Paulo Mendes, In Transit, edifício Artes em Partes, Porto
- Toxic, o discurso do excesso, Fundição de Oeiras, Portugal
- Dal Zero al 2005 , Fundação Marcelino Botín, Santander, Espanha
- O contrato social – Museu Rafael Bordalo Pinheiro, Lisboa
- Loop’05 . Portuguese screen video art showcase – org. Plano XXI, Galeria Luciá Homs e Palau Robert, Barcelona
Portuguese Screen Videoart Showcase, Museu do Chiado, Lisboa
2004
- Armory Show – stand Kenny Schachter conTEMPorary, Nova Iorque / NY
2003
- Arte dos artistas – Culturgest, Lisboa, Colecção Paulo Mendes
- In Out, Festival de vídeo, Praga
- In Out, Budapeste
Inauguração da sala Imagin@rte , Centro On Caixa Galicia, Corunha, Espanha
- Coimbra C, Círculo de Artes plásticas de Coimbra, Portugal
2002
- Arte en casa, Galería María Llanos, Cáceres, Espanha
- Figuración, Asamblea de Extremadura, Mérida Patio Noble
- Figuración, Institución cultural "El Brocense". Cáceres, Espanha
- Contemporary Art from Portugal, Banco Central Europeu, Frankfurt
2000
- Hi8#2, Short video Festival, Londres
- Encontro de Arte comemorativo dos 25 anos da Associação Nacional de Farmácias, Coimbra


- Bienal de Pontevedra, Espanha, Espanha
1999
- Exposição de Homenagem a Almeida Garret, Torre de Anto, Coimbra, Portugal
- Screen test W.C. container, Artes em partes, Porto, Portugal
- Coimbra d.C. Galeria O.M., Coimbra
1998
- Fundação Radar Coop. Árvore, Porto, Portugal
- Bienal AIP Europarque, Santa Maria da Feira, Curadoria / Curated by: Miguel Von Hafe Pérez
- Corpos em trânsito Galeria Pedro Oliveira, Porto, Portugal
1997
- Em torno de Camilo Fundação Cupertino de Miranda, Famalicão, Portugal
- Bienal de arte jovem integrando a representação do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Maia
Anatomias Contemporâneas , Fundição de Oeiras, Portugal
1996
- Zapping Ecstasy Círculo de Artes Plásticas, Coimbra, Portugal
1995
- Arte Jovem integrando a representação da Fundação de Serralves, Maia, Portugal
1993
- A Liberdade está uma Senhora, Alfândega do Porto e Ministério das Finanças, Lisboa
- Imagens para os anos 90 Fundação de Serralves, Porto e Culturgest, Lisboa
- Obras de André Magalhães e António Olaio para as Lojas automáticas do BPA Espaço BPA, Porto, Portugal
1992
- VII Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira
1991
- Inexpressionismos Exposição com André Magalhães, Inst. Alemão, Porto, Portugal
1989
- Encontro Europeu de Arte Stand Roma e Pavia, Guimarães, Portugal
1988
- Forum de Arte Contemporânea Stand Roma e Pavia, Lisboa
1987
- Marca 87, Funchal, Portugal
1986
- Murais Roma e Pavia, Galeria Roma e Pavia, Porto
- Um Certo Perfume Surrealista, Museu Soares dos Reis, Porto
- Pintor Personagem, Galeria Roma e Pavia, Porto
- Porto, Tendências Actuais, exposição itenerante organizada pela Secretaria de Estado da Cultura, inaugurada na Cooperativa Árvore, Porto
1985
- Exposição Fernando Oliveira, Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto
- II Bienal de Desenho da Cooperativa Árvore, Porto
- O Livro do Artista, Universidade de Oldenburgo, Alemanha Federal
1984


- Novos Novos Soc. Nac. de Belas Artes, Lisboa
- 12 pintores dos anos 80 S.N.B.A., Lisboa
- I Bienal de Desenho de Seul, Coreia do Sul
- A roupa do artista, Espaço Lusitano, Porto
- Tendências Actuais, Galeria Roma e Pavia, Porto
- Miragens, paisagens, Galeria Roma e Pavia, Porto

PERFORMANCES
2006
Pictures are not movies , performance na inauguração da exposição Entre a palabra e a imaxe, Corunha, Espanha
2004
Ken I be Matisse? Performance com João Taborda e Paulo Mendes, Aniversário do Museu de Serralves, Porto, Portugal
2003
Performance com Paulo Mendes e concerto/performance com João Taborda, Festival Brrr, Teatro
S. João e espaço Maus Hábitos, Porto
2002
On Off, performance com Paulo Mendes integrada no festival Danças na cidade, Ministério das Finanças, Lisboa, Portugal
2001
Springland, integrado na programação de Dias e Ventos, Teatro do Campo Alegre, Porto, Portugal
2000
1 º Aniversário do Museu de Serralves, Porto, Portugal
Inauguração da Bienal de Pontevedra, Espanha
1994
Encontro da Cultura Contemporânea e das Causas Cascais
1987
Art is Action Galeria Zorro, Kassel, RFA
Intervention IV Cafè de La Danse, Paris
O ângulo recto ferve a 90° Festival internacional de performance, Porto, Portugal
1986
Intervention III Verrières, Paris
Inauguração da Galeria dos Milagres, Coimbra, Portugal
1985
Salão da Associação Internacional de Críticos de Arte SNBA, Lisboa
Performarte, Torres Vedras, Portugal
1984
12 Pintores dos Anos 80, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
Alternativa IV Cascais, Portugal
Art et Revolution, Centro Georges Pompidou, Paris
Performance Portuguesa, Espaço Makkom, Amesterdão
1983


Alternativa III, Almada, Portugal
Inauguração do Espaço Lusitano, Porto, Portugal
Espectáculo de Variedades Artísticas para uma Escola de Belas Artes, Escola Superior de Belas Artes, Porto
Inauguração da exposição O Porto, Cooperativa Árvore, Porto, Portugal
1982
Três noites de Performance, Liceu José Falcão, Coimbra, Portugal
Alternativa II, Almada, Portugal


COLECÇÕES
Arte Quinze Vinte e Um
Banco Português do Atlântico, Lisboa
Secretaria de Estado da Cultura (delegação de Coimbra), Lisboa
Câmara Municipal de Coimbra, Coimbra, Portugal
Companhia Portuguesa do Cobre, Portugal
Caixa Geral de Depósitos, Lisboa
Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Coimbra, Portugal
Fundação Diego Santomé, Espanha
Fundação de Serralves, Porto, Portugal
Museu Extremeño Ibero-Americano de Arte Contemporânea, Badajoz

PRÉMIOS E BOLSAS
Prémio de escultura Repsol com os arquitectos Desirée Pedro e Carlos Antunes com a escultura para a estação deserviço de Penafiel, 2000.

OUTROS PROJECTOS
Na Escola Superior de Belas Artes do Porto, fundou o Grupo Missionário, com António Melo, Nuno Santacruz, Pedro Tudela, Lúcia Viana e Alzira Relvas.
De 1996 a 1997 dirigiu a Galeria dos Milagres, em Coimbra.
Em 1987 organizou, com Egídio Álvaro, Pedro Oliveira, e Fátima Carvalho, O ângulo recto ferve a 90º, I Festival Internacional de Performance do Porto.
Foi vocalista e letrista do grupo Repórter Estrábico com o qual editou o álbum Uno dos.
Editou o vídeo PostNuclear Country apresentado na galeria Monumental, 1994.
Actualmente tem um projecto com o músico João Taborda (António Olaio & João Taborda) do qual editaram o CD Loud Cloud pela Lux Records de Coimbra, 1996, e o CD Sit on my soul, pela editora Nortesul, Março de 2000, e, em 2007, o cd Blaupunkt blues.
A partir das canções de Loud Cloud e Sit on my soul, realizou uma série de vídeos que tem integrado as mais recentesexposições em que tem participado.
Menção especial do júri do Prémio Acarte/Madalena Azeredo Perdigão, 1996 (pelos espectáculos de
música/performance Loud Cloud, com João Taborda)
Coordena, com o pintor Pedro Pousada e o arquitecto Jorge Figueira a revista Homeless Mona Lisa


(http://homelessmonalisa.darq.uc.pt) do Centro de Estudos do Departamento de Arquitectura da FCTUC).


BIBLIOGRAFIA
Publicações (Selecção): 
2007
Olaio, António (com a colaboração de Victor Diniz) –I Think Differently, Now that I Can Paint. Guimarães: Centro Cultural Vila Flor; Lisboa: Galeria Filomena Soares, 2007
2006
Pessoal e intransmissível, Isabel Carlos, texto publicado no livro Anamnese, ed. Miguel Von Hafe Pérez, Fundação Ilídio Pinho
2005
Glamour, arte seduzida e sedutora, colecção de arte contemporânea, jornal Público e Museu de Serralves, editado por Isabel Carlos,
2004
Pinharanda, João – António Olaio. O artista é um ready-made auxiliado. Porto: Mimesis, 2004
2002
Transição, ciclopes. mutantes, apocalípticos: A nova paisagem artística no final do século XX, Bernardo Pinto de Almeida, edição Assírio e Alvim
2001
Singing My Art Away. António Olaio. Paitings, songs, videos. Lisboa: Galeria Cesar / Filomena Soares, 2001
Arte Portugués contemporâneo, argumentos de futuro, colección MEIAC, ed. Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporâneo, 2001
2000
Quando duas pessoas fazem uma entrevista o melhor lugar é o do leitor, entrevista por Miguel Von Hafe Pérez, catálogo da Bienal de Pontevedra, 2000
Panorama da Arte Portuguesa do séc. XX, ed. Fundação de Serralves e editora Campo das Letras, em texto de Miguel Von Hafe Pérez, 2000
1999
Arte Portuguesa na Fundação de Serralves, ed. Fundação de Serralves, 1999

Imprensa
2007
Calém, Maria – “António Olaio. A Casa Encontrada” in L + Arte, Julho, 2007
Amado, Miguel- “António Olaio” in http://artforum.com/picks/section=eu#picks13023, Abril, 2007
Faria, Óscar – “António Olaio. Sou pintor” in Público (Ípsilon), 23/03/07
Jürgens, Sandra Vieira – Ironia pintada in L + Arte, n.º 34, Março, 2007