Afonso Chaves. CAC3549
Afonso Chaves. CAC3549

Piso 2 - Sala Dos Fornos

entrada: Condições Gerais

A Imagem Paradoxal

Francisco Afonso Chaves (1857-1926)

2016-10-13
2017-02-26
Curadoria: Victor dos Reis e Emília Tavares

Este projeto apresenta, pela primeira vez, uma exposição retrospetiva da obra fotográfica em estereoscopia do eminente naturalista açoriano Francisco Afonso Chaves, cujo espólio pertence maioritariamente ao Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, e à família.

O extenso trabalho fotográfico de Afonso Chaves acompanha toda a sua vida pública e privada sendo por isso o suporte à realização de três exposições complementares: a primeira que agora se apresenta no MNAC – Museu do Chiado, e as restantes no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, e no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, que decorrerão em 2017. Este conjunto de exposições é o resultado da aprofundada investigação levada a cabo por Victor dos Reis com a colaboração de muitos outros investigadores nacionais e internacionais.

Afonso Chaves teve um papel fulcral no desenvolvimento científico em Portugal, sendo vastos os seus interesses, desde a biologia, a geologia, a geofísica, a vulcanologia, a sismologia à meteorologia. O carácter cosmopolita e moderno da sua vida contribuem para ampliar o interesse da sua obra, desconhecida do público e ausente da história da fotografia portuguesa, apresentando também um açoriano no centro do mundo.

As suas imagens estereoscópicas constituem um vasto álbum inédito sobre aspetos científicos, mas também revelam o fotógrafo inquieto e cativado pelos acontecimentos, pela natureza, pelo puro deleite das formas do mundo, pelos instantâneos sociais, pela fotografia de viagens ou pela natureza mágica da imagem mecânica. Apresentam, assim, um raro e criativo diálogo entre arte e ciência, e um fascínio pelo paradoxo e dualidade da imagem fotográfica entre a verdade e a sua representação, entre a representação e a sua perceção visual, entre o registo mecânico e a sua interpretação sensível.

Esta exposição é mais um contributo do MNAC – Museu do Chiado, em parceria com o Museu Carlos Machado e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, para o estudo e divulgação da fotografia portuguesa do século XIX, revelando mais um dos seus carismáticos criadores.

A exposição de Francisco Afonso Chaves no Museu Nacional de História Natural e da Ciência inaugurará a 9 de fevereiro às 18h30.

A exposição no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada inaugurará a 23 de março.

O lançamento do catálogo da exposição decorrerá no MNAC no final de março.







Atividades

    2016-10-12 18h30
    Inauguração da exposição
    2016-10-27
    2016-10-29

    09h30
    Conferência Internacional Stereo and Immersive Media - Photography and Sound Research 2016
    2016-11-09 18h30
    Visita guiada
    2017-01-14 16h30
    Visita guiada
    2017-02-08 18h30
    Visita guiada pelos curadores
Ver todas as atividades 3