Piso 1 e 2

entrada: Condições Gerais

As Cores da Vanguarda

Arte na Roménia 1910-1950

2009-03-27
2009-06-21
Curadoria: Erwin Kessler

Desenvolvida pelo Instituto Cultural Romeno de Bucareste e apoiada pela sua delegação em Lisboa, a exposição As Cores da Vanguarda – Arte na Roménia 1910-1950 permite apresentar pela primeira vez um conjunto fundamental do desenvolvimento das vanguardas da pintura romena entre 1919 e 1950. Integram esta exposição 65 obras das mais significativas da história da arte romena provenientes de 10 museus nacionais, criteriosamente seleccionadas pelo curador da exposição Erwin Kessler.

A cultura romena é pouco conhecida do público português, ainda que de modo disperso alguns nomes sejam familiares. Conhecemo-los muitas vezes pela divulgação das suas obras em países mais próximos e esquecemos injustamente a sua origem. Desde Tristan Tzara criador do dadaísmo de Zurique e de Paris, a Mircea Eliade, que entre nós viveu; da amizade e mútua admiração de Amadeo de Souza-Cardoso e de Brancusi, à admiração dos surrealistas portugueses por Victor Brauner são estes apenas alguns exemplos dessas trocas e pequenos encontros, ecos e persistentes memórias entre dois países meridionais, em extremos quase opostos da Europa.

A exposição que agora o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado se orgulha de apresentar, inteiramente produzida pelo Instituto Cultural Romeno de Bucareste e apoiada pela sua delegação em Lisboa, permite apresentar pela primeira vez um conjunto fundamental do desenvolvimento das vanguardas da pintura romena entre 1910 e 1950. Dá-se assim continuidade e aprofundamento ao estreitamento do conhecimento da arte romena no nosso país e abrem-se outros horizontes numa Europa comum fora das centralidades dominantes através de questões e problemáticas, que por vezes se aproximam das que a nossa história conheceu. Integram esta exposição 67 obras das mais significativas da história de arte romena provenientes de 10 museus nacionais e que foram criteriosamente seleccionadas pelo curador da exposição Erwin Kessler.

Curador:
Erwin Kessler




Visitas guiadas para todo o público
:

Sábados às 15h30:

18 Abril.

9, 23 e 30 Maio.

6 e 20 Junho

Domingos às 12h00:

19 de Abril

10, 24 e 31 de Maio,

7 e 21 Junho.


Sem marcação prévia