Piso 2 - Sala Dos Fornos

entrada: Condições Gerais

Pine Flat

Sharon Lockhart

2006-10-04
2007-01-07
Curadoria: NEEDS REVIEW

Festival Europeu TEMPS D’IMAGES, Lisboa 

SHARON LOCKHART 

PINE FLAT 

4 Outubro – 7 Janeiro 2007 

Inauguração: 3 Outubro. Terça-feira. 19.00 h 

Piso 2 

Sharon Lockhart é internacionalmente reconhecida pelos seus filmes e fotografias, que enquadram o quotidiano enquanto exploram as relações subtis entre os dois media. Muito do seu trabalho fotográfico envolve a encenação através de um método reminiscente do cinema, enquanto os seus filmes enfatizam a base fotográfica da imagem em movimento. Formalmente concisos, estes trabalhos examinam a estrutura, a sequência e a narrativa de um modo que os sintoniza com a arte conceptual e o cinema estruturalista. 

Pine Flat, o seu mais recente trabalho, é apresentado no Museu do Chiado – MNAC, entre 4 de Outubro e 7 de Janeiro, no âmbito do Festival Temps d’ Images, depois de ter passado pelo Walker Art Center e pelo Arthur M. 

Sackler Museum at Harvard University, nos Estados Unidos. Trata-se de um projecto fotográfico e cinematográfico desenvolvido no seio de uma pequena comunidade rural no interior da Califórnia, a que Sharon Lockhart chegou quase acidentalmente. A exposição é composta por dezanove fotografias e doze filmes de 16 mm, divididos em dois grupos de seis, sendo que em cada dia da semana são apresentados em duas salas diferentes, dois filmes em loop, um de cada grupo. 

A predilecção de Sharon Lockhart por planos longos e composições estáticas está patente em Pine Flat. Filmado em doze planos sequência, captura momentos de fragilidade, inocência, brincadeira e, também, de tristeza, dos jovens desse lugar. Filmado ao longo de dois anos e meio, o filme está entre o retrato documental e o desejo de estabelecer uma narrativa. Para conseguir criar uma relação de confiança com a comunidade, a artista abdicou de uma equipa de rodagem, fazendo ela própria a imagem do filme. Desta forma, consegue dar uma visão íntima da vida rural nos dias de hoje, focando-se nas interacções entre as crianças dessa comunidade, criando um espaço de encontro entre a artista e as crianças, para revelar a dinâmica das relações pessoais. A apresentação dos filmes foi pensada de forma a proporcionar uma experiência do trabalho em tempo real, levando o espectador a ver cada filme com a atenção normalmente dispensada a obras estáticas, como a pintura. 

As fotografias foram escolhidas da série Pine Flat Portrait Studio, realizada num estúdio improvisado num celeiro ao longo de um ano e meio. Tratam-se de retratos dos jovens que também aparecem nos filmes, realizados conforme os desejos de cada um, sempre com o mesmo fundo. Já em pós-produção, as imagens foram reenquadradas de forma a que todas as crianças parecem ter o mesmo tamanho. 

Nascida em Norwood, Massachusetts, em 1964, Sharon Lockhart vive e trabalha em Los Angeles. Tem vindo a construir uma sólida reputação a nível internacional enquanto artista visual, fotógrafa e realizadora. Com exposições individuais em museus como o The Museum of Contemporary Art, em Chicago, o Boijmans Van Beuningen, em Roterdão, ou a Kunsthalle Zürich, o seu trabalho foi ainda exposto no contexto da Whitney Biennial e da Biennale di Venezia, bem como em outras exposições colectivas internacionais. Os seus filmes foram apresentados nos festivais de cinema de Berlim, Nova Iorque, Sundance, Toronto, entre outros. 

Curador 

Pedro Lapa 


Em Exibição

Imago 2021

Joakim Eskildsen

2021-10-14
2022-01-02
O MNAC é, mais uma vez, parceiro do festival Imago Lisboa, cujas propostas expositivas serão distribuídas por vários espaços da cidade e acolhe, na presente edição, o trabalho do fotógrafo, Joakim Eskildsen.
Exposição temporária

O artista do momento: o Homem do Paleolítico

2021-10-03
2021-11-25
No âmbito da participação nas Jornadas Europeias do Património, o MNAC apresenta uma exposição do cartoonista Luís Afonso
Exposição individual

Cursos de desenho e aguarela

2021-09-04
2021-11-06
Cursos de desenho e aguarela ministrados por Nelson Ferreira
Curso

O Caminho para a Luz porque Passa pela Luz

2021-06-22
2021-11-14
Com curadoria de João Biscainho, a exposição inaugural da nova Galeria Millennium BCP apresenta uma seleção de obras num diálogo entre as coleções do MNAC e do Millennium bcp, e de outras coleções nacionais e internacionais.
Exposição Coletiva

Ciclo “Mulheres Pintoras no Mundo Ibero-Americano” 2021- 2022

2021-06-17
2022-03-03
Ciclo de palestras que apresenta Pintoras que foram especialmente actuantes no Mundo Ibero-Americano e que ao longo dos séculos contribuíram para diminuir o preconceito de género e pôr fim a uma série de estereótipos no mundo das artes.
Palestras

Olhares modernos

O retrato em pintura, escultura, desenho (1910-1950)

2021-05-18
2021-12-31
Curadoria: Maria de Aires Silveira
Cruzamento de olhares e o gosto por enquadramentos pictóricos na coleção do MNAC.
Exposição temporária

110 anos

2021-05-18
2024-04-01
Uma intervenção que celebra os 110 anos do MNAC.
.