The c(AI)rcles’s Pentagon
By Gencork | Sofalca
Design por le_Brimet
Curadoria por Portugal Faz Bem
A SOFALCA, empresa que produz Cortiça Negra Expandida em Abrantes há mais de 50 anos, apresenta a exposição The c(AI)rcle Pentagon no MNAC, concebida pelo designer le_Brimet para a GENCORK e com curadoria de Joana Beirão — Portugal Faz Bem.
Esta jornada criativa, que explora o universo da inteligência artificial associada às propriedades únicas e à versatilidade da cortiça, reflete o perfil visionário da família Estrada no apoio ao desenvolvimento de novas formas de criação artística que exploram a relação entre cortiça, tecnologia e sustentabilidade.
Com uma forte componente técnica e reconhecida como referência global na produção de produtos em cortiça negra expandida, a Sofalca tem respondido aos desafios lançados por arquitetos e designers em prol da inovação tecnológica e do desenvolvimento cultural.
Tem sido pioneira na introdução de sistemas generativos e (re)generativos no campo do design, em parceria com o estúdio Spectroom.
Com uma abordagem assente na exploração e desenvolvimento constantes, a Sofalca tem-se afirmado como uma empresa à frente do seu tempo, onde o património cultural se funde com uma visão de futuro orientada para a criação de novas experiências em arquitetura e design.
A instalação de design/arte The c(AI)rcle’s Pentagon, que explora a ligação entre inteligência artificial, design (re)generativo, arte e sustentabilidade, é produzida com cortiça negra expandida da Sofalca, materializando o conceito de “Naturologia” (natureza + tecnologia).
Os painéis utilizados na sua criação são produzidos exclusivamente a partir dos ramos (falca) dos sobreiros portugueses.
Esta estrutura circular exploratória, baseada em princípios biomiméticos, replica fenómenos naturais orgânicos, decodificados pelo ser humano em co-criação com a computação algorítmica. É produzida através de máquinas de corte CNC, revelando novos processos criativos no campo da arte e do design contemporâneo.