Sala Serviço Educativo
Sala Serviço Educativo

Jardim das Esculturas

entrada: Condições Gerais

Aulas Abertas

2023-03-29
2023-05-17

Residência Artística com Catarina Patrício

A MEDIALIDADE DO ACTO CRIATIVO:

O IMPULSO ARTÍSTICO NO LABIRINTO DO TEMPO SEGUNDO DUCHAMP

por Catarina Patrício

 29 de março de 2023, 14.30 horas, MNAC, jardim das esculturas

Aula Aberta: Leitura a “The Creative Act” de Marcel Duchamp, Abril 1957.

 Quando Marcel Duchamp situa o “Acto Criativo” na mediumística do artista, a sua leitura não recaiu no modo como a subjectividade de um gesto materializa as afecções particulares de cada um. Fê-lo antes percebendo como é a intuição em estado puro que dispara o impulso criador. No instante que dura o acto criativo, o artista digere materiais enquanto opera um golpe nas malhas indefinidamente deformáveis do espaço-tempo – mais do que um valor estético, do fazer inerente à produção artística desponta um pensamento estético. Na sua posterioridade Duchamp coloca o espectador, um lugar também ele entretecido no labirinto do tempo, lá onde se executa a ressonância entre aquele fragmento particular, a obra, e toda uma exterioridade a que podemos chamar História.

  

***

O MÁGICO, O UNIVERSALIZÁVEL E O POSSÍVEL:

SOBRE A ESTÉTICA E A IMAGINAÇÃO EM SIMONDON.

Por Catarina Patrício

 

26 de abril de 2023, 14.30 horas, MNAC, jardim das esculturas

Aula Aberta: Leitura à “A Essência da Tecnicidade” de Gilbert Simondon, a terceira parte de O Modo de Existência dos Objectos Técncios, 1958.

 

Uma floresta petrifica-se em cristais intensamente coloridos e brilhantes como estrelas, vitrificando em ávida volição as criaturas vivas, o correr do rio, a vegetação e a fuselagem das embarcações. Suspendeu-se o modo de existência das coisas para se fundar um ciclo inteiramente novo de relações – é este o “Mundo de Cristal”, romance de 1966 de J.D. Ballard, que nos servirá de condutor numa leitura à questão da estética e da imaginação em Gilbert Simondon: a imaginação que, não se desdobrando no fictício, indicia uma verdadeira atividade de realização enquanto pura possibilidade; e o pensamento estético, análogo ao pensamento mágico (e cósmico), como caminho universalizável não exclusivo da obra de arte. Se uma predisposição para a técnica libertou a figura humana da natureza-fundo, consubstanciando a ruptura com a unidade primitiva, será agora uma realização técnica reticular que se coloca como desafio planetário de possibilidade de uma unidade futura.

  

***

 O ARQUIVO E O PROBLEMA ONTOLÓGICO DA MEMÓRIA:

APROPRIAÇÕES, REMEDIAÇÕES, RESCRIÇÕES

Por Catarina Patrício

 

17 de maio de 2023, 14.30 horas, MNAC, jardim das esculturas (incluido no Programa do Festival das Humanidades)

Aula Aberta. Leitura a “Mal de Arquivo – uma Impressão Freudiana” de Jacques Derrida

 Assim como toda a memória é episódica, também todo o arquivo é depositário de documentos, que são pedaços ou reminiscências materiais de acontecimentos. A organização ou a actualização de fragmentos de tempo no espaço da memória ou do arquivo, levou Freud a articula-los numa experiência do mesmo tipo: tal como a memória, também a História reprime, anula ou censura. A questão do Arquivo emerge como o lugar de poder com decisivas implicações políticas, já que dispõe ou produz visões de mundo: eis o seu Mal. Mas a arte pode operar a desarticulação entre o Arquivo e o Poder: as imagens, sons e objectos podem ser recuperados, assemblados e remediados, a arte que põe em variação a realidade e o imaginário – talvez porque aí se perceba melhor a medialidade que vai na memória e no arquivo.

..............................................................

Catarina Patrício (Lisboa, 1980) é Artista Visual, Investigadora integrada no CICANT e Professora Auxiliar na ECATI. Doutorada em Ciências da Comunicação pela FCSH, Universidade Nova de Lisboa, entre 2015 e 2020 Patrício foi bolseira FCT em Pós-Doutoramento no ICNOVA. Mestre em Antropologia dos Movimentos Sociais pela FCSH, Universidade Nova de Lisboa, é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (FBA-UL: 1998-2003). Catarina Patrício investiga e publica nas áreas da antropologia do espaço, filosofia da técnica, estética e teoria dos media e da cultura. https://catarinapatricio.weebly.com/

Inscrições: se@mnac.dgpc.pt