Galeria PeP

entrada: Condições Gerais

.

2022-11-25
2023-01-17

MOSAICO

Uma imaginação coletiva

Fazer um desenho coletivo, cuja autonomia prevalece sobre os autores, foi a proposta do projeto [Portugal entre Patrimónios] a todos os seus colaboradores e parceiros, na comemoração do seu quarto aniversário.

Em 4 folhas quadradas de papel amarelo, com contornos impressos, dispostas num quadrado maior de 60x60, cada autor soltou a imaginação e criou o seu registo com materiais riscadores de cor preta, em torno de um tema da atualidade ou da sua própria atividade.

Os desenhos agora reunidos na parede da Galeria [PeP], numa associação livre, apresentam relações inesperadas revelando os traços do acaso nesta dinâmica criativa. A partir de todos os contributos parcelares deste “mosaico de papel” descobre-se simbolicamente a síntese de toda uma construção participativa, na qual, intencionalmente, cada um dos intervenientes desconhece o trabalho desenvolvido paralelamente pelos outros.

Na adesão a esta experiência e no cruzamento de expressões transparece a procura e a vontade de, através de uma multiplicidade de conteúdos, técnicas, leituras e referências, o grupo conseguir agir como um todo.

Emília Ferreira

Lúcia Saldanha

+ sobre o Projecto [Portugal entre Patrimónios] PeP em www.portugalentrepatrimonios.gov.pt/