Sala Polivalente

entrada: Condições Gerais

APRESENTAÇÃO DO LIVRO

26 Maio - 16H

2022-05-26
2022-05-26

No dia 26 de maio, data desde logo marcada pela comemoração dos 111 anos do Museu Nacional de Arte Contemporânea, será apresentado o projecto PORTO ATLAS de Manuel Valente Alves.

Ao projecto, composto por um livro de fotografia PORTO ATLAS, que mapeia e identifica através de um olhar contemporâneo do autor a invicta cidade, junta-se o vídeo PRIMROSE, desvendando outro PORTO ATLAS levando o espectador numa viagem pontuada pelos movimentos da câmara.

A fotografia de Manuel Valente Alves presente em PORTO ATLAS, permite-nos vêr um Porto em que a cidade serve como meio. O livro referencia os lugares, organiza-se em percursos e habita os espaços em que o olhar do autor é o de quem usa a cidade de um modo íntimo na banalidade dos dias.

Em PRIMROSE, Manuel Valente Alves utiliza o vídeo para expôr um Porto exuberante da sua natureza, sem referências toponímicas ou topográficas explícitas. Esteticamente, PRIMROSE, é também um gesto de amor pela cidade, um louvor às sombras, com os subtis cambiantes de beleza que elas criam na natureza, que propiciam meditação e bem-estar.