Sala Polivalente

Entrada Livre

Fotogrametría digital y realidad virtual: estrategias de registro y difusión del patrimonio histórico-artístico en el siglo XXI

2021-10-07
Fotogrametría digital y realidad virtual: estrategias de registro y difusión del patrimonio histórico-artístico en el siglo XXI

Conferência com Leticia Crespillo Marí
Quinta-feira, 7 de Outubro de 2021, 18h
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Lisboa


Sinopse:
Atualmente os processos dialógicos entre o espectador e a obra são muito mais amplos e complexos devido às suas múltiplas possibilidades de recepção e interpretação. As novas tecnologias e, com elas, as novas técnicas de produção, difusão e visualização de conteúdos digitais, influenciam-nos de forma muito mais direta, reconfigurando o nosso mundo.
Deste modo, esta conferência pretende mostrar as novas possibilidades associadas às tecnologias da informação no entendimento da sua importância na investigação nos campos do património artístico, da história da arte e da museologia, assim bem como no da recepção do público em geral, sendo fundamental nos dias de hoje para ampliar o conhecimento dos artefactos artísticos.


Objetivos:
• Conhecer as possibilidades que a fotogrametria digital oferece ao campo da pesquisa histórico-artística, cultural e patrimonial.
• Mostrar como as tecnologias ajudam a dar respostas a vários problemas relacionados com o registo, conservação e divulgação de obras de arte.
• Dar a conhecer o software e ferramentas digitais na base do trabalho fotogramétrico, bem como o pós-processamento de modelos para a sua aplicação em trabalhos de investigação histórico-artística.
• Refletir sobre as mudanças produzidas na esfera cultural (museus, galerias e outras instituições artísticas).


Leticia Crespillo Marí tem um Mestrado em Património Virtual (Virtualização do Património e Restauro Virtual) pela Universidade de Alicante (2020), e é investigadora Predoctoral contratada pela Universidade de Málaga onde desenvolve a sua tese de doutoramento.
Integra o Laboratório de Humanidades Digitais IartHis_Lab, da Universidade de Málaga, e é especialista em Virtualização do Património e Restauro Virtual tendo, neste particular, participado em diversos congressos e seminários nacionais e internacionais.
É co-coordenadora do projeto DeReaedifica3D e co-directora da publicação universitária internacional (peer-reviewed) Revista Eviterna (ISSN: 2530-6014). No âmbito do Projeto de Inovação Educacional TransUma e da Rede de Ensino de Excelência TransUma-Tech, realiza também uma série de seminários anuais sobre técnicas fotogramétricas e modelagem 3D com o objetivo de formar historiadores e investigadores na área do património.