LOOPS EXPANDED IN LISBON

Sala Polivalente

entrada: Condições Gerais

LOOPS.EXPANDED

2020-10-07
2021-02-14
LOOPS.EXPANDED no Museu Nacional de Arte Contemporânea
7 de Outubro 2020 -  14 de Fevereiro 2021

O Programa LOOPS está de volta ao Museu Nacional de Arte Contemporânea, agora reformulado para LOOPS.EXPANDED, um projeto internacional de parcerias e em rede, que tem este ano a sua primeira edição.  Dedicado a expor e a investigar o conceito e a forma do Loop, tem como objetivo principal promover, de forma descentralizada, um conjunto de atividades em redor dos programas de vídeo em loop (exposições, conferências ou masterclasses).

Este projeto expande o conceito original e inicial do Loops.Lisboa (projeto criado pela Dupla cena), competição nacional de vídeo que teve 5 edições no Museu Nacional de Arte Contemporânea, entre 2015 e 2019.

Desde o pré-cinema e o movimento mecânico de criação de imagens em movimento, até ao tempo presente dos “loops infinitos” computacionais, sonoros e audiovisuais e a efemeridade dos GIFs, o loop está presente em muitos contextos e as suas possibilidades são verdadeiramente exponenciais, criando um terreno naturalmente fértil para os artistas.

A produção de alta qualidade dedicada ao conceito de loop levou à criação, em 2019, do Loops.Expanded, uma rede internacional que é o resultado do crescimento do projeto Loops.Lisboa - realizado desde 2015 pela Duplacena em estreita colaboração com o Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC).

O Loops.Expanded está assente na experimentação de um modelo descentralizado de investigação, curadoria e exibição, que envolve atividades em nome próprio e em parcerias, desenvolvidas pela Duplacena (Lisboa), Proyector (Madrid), OndaVideo (Pisa), WWVF (Amsterdão) e Cine Esquema Novo (Porto Alegre). Na sua primeira Open Call internacional, recebeu mais de 250 trabalhos de 42 países, resultando numa seleção de 17 obras. Cada parceiro da rede tem autonomia para construir as suas exibições a partir deste recorte curatorial.

Em Lisboa, sede do projeto, o Loops.Expanded, a Duplacena e o MNAC têm o gosto de exibir, em ciclos individuais de 3 semanas, sete destes trabalhos realizados por Shahar Marcus (Israel), Miguel  Escobar (Colômbia), W. Mark Sutherland (Canadá), Emanuele Dainotti (Itália), Kika Nicolela (Brasil), Ilaria Di Carlo (Itália) e Hasan Daraghmeh (Palestina / Noruega). A programação deste ciclo é o resultado de um trabalho convergente entre os curadores da mostra e do Museu e é acompanhada por um programa paralelo.

Alisson Avila, Irit Batsry e Emília Tavares



PROGRAMA

Shahar Marcus (Israel)
Dig (2019)
07 – 25 outubro
http://shaharmarcus.com/

Miguel Escobar (Bélgica)
An Image of a Façade (2020) 12’40’’
27 outubro - 15 novembro

W. Mark Sutherland (Canadá | Canada)
America, a videopoem (1988) 4’04’’
17 novembro - 06 dezembro
https://www.wmarksutherland.com

Emanuele Dainoti (Italia)
Santa María (2018), 13’ 52’’
08 - 31 dezembro 2020
https://dainottisette.wixsite.com/emanueledainotti

Kika Nicolela (Brasil)
Actus (2010) 16’
05 - 24 janeiro 2021
https://www.kikanicolela.com

Ilaria Di Carlo (Itália | Italy)
The Divine Way (2018) 15m’
26 janeiro – 14 fevereiro
www.ilariadicarlo.net
www.thedivineway.de

Hasan Daraghmeh (Palestina / Noruega | Palestine /Norway)
The Door (2020) 8’
26 janeiro - 14 fevereiro
https://www.hasandaraghmeh.com/








Apoios

Parcerias

Em Exibição

Loops. Expanded 2026

2026-07-14
2026-10-03
Curadoria: Irit Batsry
O MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e a DuplaCena apresentam, pelo 11.º ano consecutivo, uma exposição dedicada ao loop enquanto forma seminal da imagem em movimento.
Exposição temporária

Dos Gestos e das Formas

Um diálogo entre coleções

2026-06-18
2026-09-20
Curadoria: MNAA e MNAC
Obras das coleções do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, e da Fundação Millennium bcp, estabelecem um diálogo entre diferentes períodos, materiais e formas de criação artística.
Exposição temporária

Alice Geirinhas

Sycorax

2026-05-29
2026-09-20
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
Sycorax é uma instalação de desenhos que convoca a figura ausente e silenciada de Sycorax, a bruxa e mãe de Caliban, personagens de "A Tempestade", de William Shakespeare.
Exposição temporária

Ultratremor

Coletiva

2026-05-29
2026-09-27
Curadoria: Germano Dushá
Entre o visível e o invisível, a exposição reúne artistas que exploram estados de transformação, aparição e ressonância, aproximando matéria, imaginação e experiência espiritual.
Exposição temporária

Maria José Oliveira

Eu que já fui eu

2026-05-15
2026-10-04
Curadoria: Paula Parente Pinto
A obra de Maria José Oliveira transforma materiais quotidianos e objetos descartados em territórios de memória, ritual e metamorfose, onde o tempo se afirma como matéria viva da criação.
Exposição temporária

Impressões Digitais. Coleção MNAC

2024-12-12
2026-12-30
Curadoria: Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga
Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.
Exposição Permanente