O Dia Mundial da Criança celebra-se a 01 de Junho, mas no MNAC decidimos antecipar a data, de modo a permitir uma fruição da data num dia, por norma, dedicado ao descanso e encontro das famílias.
Assim, no próximo Domingo, dia 31 de Maio, o MNAC oferece uma atividade para crianças dos 6 aos 10 anos intitulada Ser pintor por um dia!
Tendo como ponto de partida a exposição “Biografia do Traço”, que nos fala sobre o percurso do acto criador dos nomes mais importantes da pintura portuguesa do séc. XIX e início do séc. XX – Tomás da Anunciação, Malhoa, a família Bordalo Pinheiro ou o próprio Rei Dom Carlos, que foram percursores dos movimentos do Romantismo e Naturalismo portugueses – os nossos convidados, serão incentivados a inspirarem-se nestes nomes maiores da arte portuguesa e, a partir das suas obras, criar algo de novo, desenhos, esboços, com os mesmos materiais por eles utilizados.
No MNAC, vão ser Pintores por um dia, que pode ser o primeiro dia das suas vidas como pintores.
As actividades irão funcionar nos seguintes moldes:
1 – Os grupos serão limitados a um máximo de 10 participantes por visita (5 crianças acompanhadas por um adulto) em dois turnos: 10h e 14h.
2 – Será obrigatório o uso de máscara para os participantes, assim como para os mediadores.
3 – Será obrigatório manter a distância de segurança.
4 – Será obrigatória a reserva do lugar na visita até às 18h do dia anterior à mesma, através do contacto do MNAC: 21 343 2148.
5 – Será proposta aos participantes a medição de temperatura mediante termómetro de infra-vermelhos que não necessita de contacto físico.
Mediadores: Hilda Frias e Gabriel Marques.
Coordenação: Joel Moedas-Miguel.
Ponto de Encontro: entrada MNAC, na Rua Serpa Pinto, nº 4.
Entradas gratuitas para crianças e seus acompanhantes
Uma iniciativa em parceria com a:
PATRIMONIUM - Gestão e Promoção de Bens Culturais
MNAC/Direcção de Comunicação
Fátima Faria Roque
MNAC
Entrada LivreDia Mundial da Criança.
Quem quer Ser pintor por um dia?
2020-05-31
Em Exibição
IMAGO 2024
Cuspindo a Barlovento
2024-09-26
2025-01-05
A 6ª edição do Imago Lisboa propõe como tema central Action for a Green Future onde se convocam várias narrativas artísticas em torno do aquecimento global.
CRAVOS E VELUDO
Arte e Revolução em Portugal e na Checoslováquia 1968 – 1974 – 1989
2024-07-20
2024-10-27
Curadoria: Adelaide Ginga e Sandra Baborovská
A exposição dá a conhecer arte portuguesa e checoslovaca com obras das décadas de 1960 a 1990 (além de um núcleo com obras de arte do século XXI, de artistas portugueses e checos de gerações pós-revolução.
.
2024-07-10
2024-11-15
Curadoria: António Barbosa e Lúcia Saldanha
Feeling desdobra‐se em 2 núcleos, Olhar e Ressonância, que convocam o conhecimento científico, a expressão artística e a vivência emocional ao questionarem o lugar da intersubjetividade na relação humana e na experiência estética do bebé