Sala Polivalente

Entrada Livre

Artista à Procura da Sua História

João B. Serra

2019-09-18

Artista à Procura da Sua História, de João B. Serra.

Dia 18 de setembro às 18h30 na Sala Polivalente do MNAC

A apresentação do livro, que contará com a presença do autor, está a cargo da investigadora Rita Gomes Ferrão.

 

Sobre a obra

Artista à Procura da Sua História resulta de uma extensa investigação realizada por João B. Serra sobre Luís Ferreira da Silva, que viveu entre 1928 e 2016, e deixou uma extensa obra plástica em desenho, aguarela, pintura, escultura, metais martelados. Foi na cerâmica que este autor exerceu atividade mais intensa e continuada, disciplina na qual desenvolveu trabalho original, desde a sua colaboração com a SECLA (Sociedade de Exportação e Cerâmica Lda, empresa sediada em Caldas da Rainha), nos anos 1950. Foi, por todo o seu processo de investigação plástico e técnico, um dos autores que marcou o trajeto da cerâmica para a contemporaneidade em Portugal.

 

Sobre o autor

João B. Serra é historiador, Professor Coordenador Jubilado do Instituto Politécnico de Leiria, titular da Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade e Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas Artes.

Membro da Comissão de Conteúdos do Museu Nacional da Resistência e Liberdade de Peniche.

Foi comissário do Programa “Molda” (Caldas da Rainha Cidade Cerâmica), entre 2015 e 2019.

Foi programador e Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, responsável pelo projeto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.