MNAC

Entrada Livre

Log in, live on: música e cibercultura na era da Internet das coisas

2019-04-03

Em poucos anos, assistimos a um incremento exponencial dos fluxos digitais de conteúdos musicais, sonoros e audiovisuais numa paisagem mediática global, disponibilizando-se aos consumidores através de todo o tipo de plataformas, websites e redes sociais. Com a expansão do streaming, o abandono progressivo do CD e dos downloads de música, a multiplicação de espaços virtuais de disseminação musical e a crescente mobilidade de dispositivos com acesso online, os sistemas de produção, distribuição e consumo de música reconfiguraram-se vigorosamente. As indústrias musicais não se encontram em declínio, ao contrário do que se afirma frequentemente, mas em intensa mudança. A desmaterialização dos suportes de escuta musical é proporcional ao incremento da capacidade de comunicação e partilha de dados entre computadores, tablets, rádios, televisores, relógios, telemóveis e outros eletrodomésticos. A Internet das coisas assume um papel primordial naquela que Klaus Schwab (2016) designa de quarta revolução industrial, possibilitando uma ligação em rede entre objetos, agentes, indústrias e dispositivos (de smartphones a frigoríficos), no contexto de uma convergência acelerada de tecnologias cada vez mais potentes e robustos interesses económicos.

Os dezasseis artigos reunidos neste livro apresentam um âmbito diversificado de perspetivas e incidências sobre a reconfiguração de práticas e modelos de comunicação musical, no processo de expansão da Internet e de novas formas de sociabilidade em rede, entre os séculos XX e XXI. Os artigos foram agrupados nas seguintes secções: interatividade, mobilidade e espaços sonoros; entre os vídeos musicais e o YouTube; produção de sociabilidades e comunidades musicais online; digitalidades audiovisuais; e convergências digitais: música e tecnologias.


Log in, live on: música e cibercultura na era da Internet das coisas, Paula Gomes Ribeiro, Joana Freitas, Júlia Durand e André Malhado (eds.), Lisboa: CESEM - HÚMUS, ISBN: 978-989-755-377-6

Lançamento no MNAC dia 3 de abril pelas 18h30.
Entrada gratuita.



Apoios