MNAC - Rua Capelo

entrada: Condições Gerais

-

2017-05-26
2017-05-26
Projetos desenvolvidos por Tatiana Macedo. Com apresentação de João Silvério e Luis Mendonça. Seguido de Screening

Apresentação das publicações “What is Unspoken – The Dialogue between you and these Disparate Elements” e “Orientalism and Reverse” (edição especial) da artista Tatiana Macedo, que será acompanhada de uma conversa com o curador João Silvério (autor do texto “The Essay as a Medium” presente no livro “What is Unspoken”) e com o investigador Luís Mendonça (escritor regular do site de cinema À Pala de Walsh e investigador da relação entre a Fotografia e o Cinema), bem como de um screening de algumas obras videográficas presentes no livro "What is Unspoken".

 

What is Unspoken

The dialogue between you and these disparate Elements

 

Publicação editada no âmbito da residência artística de Tatiana Macedo que teve a duração de um ano na Künstlerhaus Bethanien International Studio Program em Berlim, entre Dez. 2015 e Dez. 2016 e que pretende abordar o trabalho de imagem em movimento e instalação da artista nos últimos 5 anos. O livro parte de um exercício de tentativa de encontrar pontos de contacto no processo de trabalho e de pensamento da artista que cruzam o seu corpo de trabalho aparentemente “díspar”. O livro conta com textos de Ulrich Ziemons (Berlinale Forum Expanded / Arsenal, Berlim), Birgit Hein (Realizadora, Akademie der Künste, Berlim), João Silvério (Curador / Empty Cube / FLAD, Lisboa) e uma conversa entre a artista e o curador Emanuele Guidi (Director Artístico Ar/Ge Kunst, Kunstverein of Bolzano).

 

 

Orientalism and Reverse

Special Edition

 

Neste dia será apresentada uma edição especial produzida pela artista e decorrente de um livro de artista editado em parceria entre a GHOST Editions e a Kunstraum Botschaft (Berlim) a propósito da exposição “Orientalism and Reverse” de Tatiana Macedo, naquela instituição, em Setembro de 2016.

 

 

Tatiana Macedo

Nascida em 1981, Lisboa, Portugal

Atualmente vive entre Berlim e Lisboa. Tem um mestrado em Antropologia Visual, FCSH Universidade Nova de Lisboa (2012) e uma licenciatura em Belas Artes, Faculdade de Arte e Design do Centro St Martins (Londres, 2004). Em 2015, Macedo conquistou o primeiro Prémio Sonae Media Art, um dos mais prestigiados prémios de arte em Portugal. Trabalha principalmente com fotografia e cinema e suas formas expandidas. O seu primeiro filme Seems So Long Ago, Nancy (2012) foi filmado inteiramente na Tate Britain e na Tate Modern, em Londres. O filme foi exibido em festivais internacionais de cinema e galerias de arte, incluindo DocLisboa (2012), o Stedelijk Museum Bureau (Amsterdam, 2012) e Tate Britain (Londres 2012/13). Ganhou o primeiro prémio de cinema SAW da Associação Antropológica Americana - AAA (Washington-DC, 2014). As exposições individuais recentes incluem Bela no Künstlerhaus Bethanien, Berlim (2016), Orientalism e Reverse no Kunstraum Botschaft, Berlim (2016), Seems So Long Ago, Nancy no Ano Zero - Coimbra Bienal de Arte Contemporânea (2015) Galeria de Arte Cinematográfica (Vila do Conde, 2014), Staff Only no MNAC-MC, Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa, 2013/14) e Seems So Long Ago, Nancy na Tegenboschvanvreden Gallery (Amsterdam, 2014). Entre as recentes exposições coletivas destaca-se o Prémio Sonae Media Art no Museu Nacional de Arte Contemporânea MNAC-MC (Lisboa, 2015/16). Macedo foi a artista em residência no Künstlerhaus Bethanien, Berlim, em 2016, apoiada com uma subvenção da Fundação Calouste Gulbenkian.

João Silvério
Nascido em 1962, Lisboa, Portugal

Licenciado em Estudos Curatoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Curador da Coleção de Arte da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Fundador do projeto independente EMPTY CUBE em outubro de 2007. (www.emptycube.org)
Atualmente está a preparar a sua dissertação de doutoramento no Colégio de Artes da Universidade de Coimbra.
É autor de vários livros e escreve regularmente sobre projetos de arte em catálogos, publicações e websites.

 

Luís Guilherme Jordão de Mendonça

Nascido em 1986, Lisboa, Portugal

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), sob orientação da Professora Margarida Medeiros. Doutoramento realizado com bolsa de investigação atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Tem mestrado na mesma área e pela mesma faculdade, na especialidade de Cinema e Televisão, sob orientação do Professor João Mário Grilo. E é licenciado em Comunicação Social (curso pré-Bolonha) pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP-UTL). Deu aulas no âmbito de Cursos Livres da FCSH/NOVA concebidos por si em colaboração com colegas da área do cinema e da fotografia. Organizou vários ciclos de cinema e debates. Realizou a curta-metragem Lugar/Vazio em 2010, filme mostrado no festival Panorama e exibido na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Entre 1 de Setembro e 30 de Novembro de 2012, estagiou, por via de concurso público, na área funcional de programação da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Este evento é uma parceria MNAC- Museu do Chiado, STET Livros & Fotografias e GHOST Editions.

 

 







Atividades

    2017-05-26 18h30
    Apresentação das Publicações What is Unspoken e Orientalism and Reverse (edição especial) com João Silvério e Luis Mendonça Seguido de Screening
Ver todas as atividades 1