Em “Observatório de tangentes”, Valter Ventura recupera a figura de Étienne-Jules Marey (1830-1904) e o Fusil photographique que este inventou em 1882. Recuperando um objeto do passado que é ele próprio uma encruzilhada cultural, Ventura propõe-se olhar o “fotográfico” na sobreposição das suas múltiplas circunstâncias (tecnológicas, filosóficas, estéticas e comunicacionais) perseguindo nas múltiplas origens da fotografia e dos seus diversos dispositivos a génese escondida da crise identitária que ela vive na contemporaneidade.

Sala SONAE
entrada: Condições GeraisObservatório de tangentes
Valter Ventura
2017-02-17
2017-05-07
Em Exibição
O FARDO DO HOMEM BRANCO
João Fonte Santa
2025-04-10
2025-07-03
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
O Artista recorre a uma linguagem figurativa que se vale dos paradigmas oitocentistas do Naturalismo - quer da pintura como da ilustração coevas, visualmente familiares e instituídos.
ALDEBARAN CAÍDA POR TERRA
2025-03-13
2025-06-22
Aldebaran Caída por Terra é uma série de pinturas moldadas, com formas irregulares e orgânicas, onde o volume e incidência da luz se insinuam na forma de ver os (quase todos) rostos, pintados a pastel de óleo.