Atrium

Entrada Livre

Debater o Intangível

2016-12-06
Curadoria: Daniela Salazar, Hélia Marçal
Nesta sessão do Ciclo de Conversas "Debater o Intangível" discute-se a imaterialidade de muitas manifestações artísticas contemporâneas. Da arte conceptual à instalação ou até à arte da performance, explora-se tanto o papel do museu como os lugares que estas obras podem ocupar nas instituições artísticas, físicas ou virtuais.

O ciclo de conversas "Debater o Intangível" procura dar resposta ao crescente interesse sobre o Património Cultural Imaterial e as Imaterialidades do Património Cultural nas suas várias vertentes, questionando o lugar que ocupa, ou poderá ocupar, em instituições museológicas (tanto físicas como virtuais).
Este ciclo de conversas terá nove eventos, com cerca de duas horas de duração, a ocorrer em instituições distintas ao longo de nove meses (de outubro de 2016 a junho de 2017).
Os temas das conversas relacionar-se-ão directamente com as instituições de acolhimento. Todos os eventos serão de entrada livre.

Organização: Daniela Salazar e Hélia Marçal 
Apoio do Instituto de História da Arte (FCSH-NOVA), do Laboratório de Documentação e Preservação de Arte Contemporânea (DCR-FCT-NOVA) e da Comissão Nacional da UNESCO-Portugal.

Parceiros: MNM; MNTD; MNAC/DGPC; Museu do Fado, Casa Fernando Pessoa, Museu do Aljube: Resistência e Liberdade, Museu da Cidade (de Lisboa), Museu da Água


Em Exibição

CAIS Urbana

Curadoria: Mistaker Maker
Exposição comemorativa dos 25 anos da Associação CAIS
Exposição temporária

Inês Norton.

Please [do not] touch

2019-06-28
2019-10-27
Curadoria: Adelaide Ginga e Emília Ferreira
Esta exposição de Inês Norton sublinha a necessidade de recuperar a plena consciência do corpo, sob pena de perdermos o essencial do que é ser humano
Exposição individual

Henrique Vieira Ribeiro. O Arquivista. Projeto CT1LN: parte II

2019-06-19
2019-09-15
Curadoria: Adelaide Ginga
Exposição interactiva que consiste na Parte II do Projecto CT1LN, um projecto artístico que teve por mote o espólio de um rádio amador. A segunda parte, que aqui se apresenta, deixa ao público a exploração do tema
Exposição individual

Rui Macedo. (In)dispensável ou a pintura que inquieta a colecção do museu

2019-05-14
2019-09-29
Curadoria: Emília Ferreira
Recordando-nos que um artista é um caçador-recolector, um respigador de sentidos, de formas, problemas e propostas, esta exposição relembra-nos que um museu é um local de constante e inquietante descoberta.
Exposição temporária

A incontornável tangibilidade do livro ou o ANTI-LIVRO

2019-03-22
2019-08-04
Curadoria: Luis Alegre e Adelaide Ginga
Materialmente estimulante, imaterialmente ilimitado, o Livro é talvez, o objeto dos objetos
Exposição Coletiva

ARTE PORTUGUESA. RAZÕES E EMOÇÕES

2018-04-20
2019-10-27
Curadoria: Maria de Aires Silveira, Emília Tavares, Emília Ferreira
A presente exposição da coleção abrange grande parte do seu arco temporal, desde meados do século XIX até à década de 80 do século XX ocupando a totalidade das galerias da Ala da rua Serpa Pinto
Exposição da coleção