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O GOSTO PARISIENSE NO MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA

2016-04-06
2017-04-06
Curadoria: Maria de Aires Silveira

Um significativo conjunto de 11 obras francesas integra a coleção do Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado. Corresponde a um interesse pela incorporação de autores consagrados da viragem do século XIX-XX e a um gosto por valores modernos da arte francesa, num período de valorização do regresso ao equilíbrio da forma.

Notícias e memórias de artistas portugueses em Paris, desde finais do século XIX, revelam a cidade como polo da modernidade, vivida em Academias Livres, cafés, teatros e residências (14 Cité Falguiére) numa boémia urbana ligada ao convívio artístico das vanguardas internacionais, interrompido pela I Guerra Mundial (1914-18). Nos anos 30, entre a afirmação do Estado Novo e uma intencional aproximação à arte e culturas parisienses, surge a figura de José de Figueiredo, Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, responsável pela preparação de uma importante exposição, no Museu Jeu de Paume, em Paris. Conta com a colaboração do conservador do Museu, André Dezarrois, seu amigo, e apresenta uma espécie de mítica viagem pela arte portuguesa, ao longo do tempo: L’Art Portugais de l’Époque de Grandes Découvertes au XX ème siècle.

Pouco depois, em 1934, a arte francesa é apresentada em Lisboa, na Sociedade Nacional de Belas-Artes, numa grande exposição, comissariada por José de Figueiredo e André Dezarrois, e organizada pela Direção dos Museus Nacionais Franceses. Neste ano, o Diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea, o pintor Adriano Sousa Lopes, adquire esculturas de Auguste Rodin (1840-1917), Antoine Bourdelle (1861-1929), Joseph Bernard (1866-1931), múltiplos de obras, em bronze, integradas nesta exposição. Inicia assim a constituição de um núcleo de arte francesa, preenchido em 1937, com o legado de 6 desenhos de Rodin, da coleção de José de Figueiredo. Ainda uma aquisição de Diogo de Macedo, Diretor do MNAC, em 1947, e uma doação, em 1987, acrescentam peças relevantes de Aristide Maillol (1866-1941) e Jean-Baptiste Carpeaux (1827-1875) àquele conjunto de 3 esculturas.


Maria de Aires Silveira

Em Exibição

Sarah Affonso. Os dias das pequenas coisas

2019-09-13
2020-03-22
Curadoria: Maria de Aires Silveira e Emília Ferreira
A exposição dedicada a Sarah Affonso (Lisboa, 1899 – 1983) é uma de duas que, neste ano em que se celebram os 120 anos do nascimento da artista modernista, recordam a sua vida e obra
Exposição temporária

CAIS Urbana

Curadoria: Mistaker Maker
Exposição comemorativa dos 25 anos da Associação CAIS
Exposição temporária

Inês Norton.

Please [do not] touch

2019-06-28
2019-10-27
Curadoria: Adelaide Ginga e Emília Ferreira
Esta exposição de Inês Norton sublinha a necessidade de recuperar a plena consciência do corpo, sob pena de perdermos o essencial do que é ser humano
Exposição individual

Henrique Vieira Ribeiro. O Arquivista. Projeto CT1LN: parte II

2019-06-19
2019-10-13
Curadoria: Adelaide Ginga
O projeto CT1LN de Henrique Vieira Ribeiro tem vindo a ser desenvolvido desde 2014 e consiste na interpretação artística de um espólio acumulado ao longo de quatro décadas por um radioamador, o personagem Paulo V.
Exposição individual

Rui Macedo. (In)dispensável ou a pintura que inquieta a colecção do museu

2019-05-14
2019-09-29
Curadoria: Emília Ferreira
Recordando-nos que um artista é um caçador-recolector, um respigador de sentidos, de formas, problemas e propostas, esta exposição relembra-nos que um museu é um local de constante e inquietante descoberta.
Exposição temporária

ARTE PORTUGUESA. RAZÕES E EMOÇÕES

2018-04-20
2019-09-29
Curadoria: Maria de Aires Silveira, Emília Tavares, Emília Ferreira
A presente exposição da coleção abrange grande parte do seu arco temporal, desde meados do século XIX até à década de 80 do século XX ocupando a totalidade das galerias da Ala da rua Serpa Pinto
Exposição da coleção