Atrium

entrada: Condições Gerais

Projecto Bidonville, 2002

Maria Lusitano

2013-02-21
2013-04-07

«Nas décadas de 60 e 70 do século XX milhares de portugueses emigraram para vários países europeus, incluindo França, aglomerando-se em bairros de lata (bidonville), nos arredores de Paris, sendo vulgarmente identificados como “os negros da Europa”.

Em 2002, a artista recuperou um antigo filme super 8 doméstico efetuado pelo pai, na década de 70, sobre um dos maiores bairros de lata, o de Champigny-sur-Marne. Partindo duma nova projeção desse filme, a artista interpelou a memória paterna e familiar sobre a realidade documentada, transformando-a numa fonte pública de conhecimento e possibilitando, assim, uma reflexão histórica e crítica sobre a mesma.

O estigma do emigrante português, pobre, analfabeto, depauperado das suas mais elementares condições de vida, permanece como a imagem dum regime fascista, elitista e antidemocrático, mas esta obra revela também a história recente duma Europa ainda distante da paridade social, da defesa dos direitos humanos e da dignificação do trabalho.»

Emília Tavares


Biografia da artista

Maria Lusitano nasceu em Lisboa, em 1971. Após ter concluído o curso de Medicina em 1997, ingressou pela vertente artística, tendo estudado no Ar. Co e na escola MauMaus em Lisboa. Em 2009 concluiu o Master of Fine Arts na Art Academy em Malmö, Suécia. Vive entre Malmö e Londres, desde 2007. Na sua obra utiliza preferencialmente o vídeo como forma de ensaio sociológico sobre questões como as migrações, o colonialismo ou as utopias, trabalhando a partir de factos históricos, aspetos biográficos e ficcionais. Tem exposto regularmente em Portugal e no estrangeiro, com destaque para as suas participações na Manifesta 5, San Sebastian (2004), Photo España, Madrid, (2006) e na 29ª Bienal de São Paulo (2010).

 


MARIA LUSITANO

PROJECTO BIDONVILLE, 2002

Vídeo, cor, som, 5’
Sala polivalente

Coleção António Cachola em depósito no MNAC


Produção – Emília Tavares

Texto - Emília Tavares

Montagem – António Rasteiro