Rua de Capri

, 1882

Henrique Pousão

Óleo sobre madeira

36,5 × 16 cm
assinado e datado
Inv. 104/ 82 Pin
Historial
Integra um conjunto de estudos de Pousão que foram doados pelo pai do artista à Academia Portuense de Belas-Artes em 1884 e integrados no MNSR em 1933. Colecção do MNSR em depósito no MNAC – Museu do Chiado

Exposições
Lisboa, 1946, 41; Évora, Vila Viçosa, 1946; Vila Viçosa, Lisboa, Porto, 1984, 225, p.b.; Paris, 1987, 229; Lisboa, PNA, 1988, 216; Lisboa, 1994, 228; Porto, 1996, 172.

Bibliografia
DAVID, 1943, 28, 29; SALAZAR, 1947, 24; TEIXEIRA, 1984, 113, 126, 225; VALENTE, 1995, 79; RODRIGUES, 1998, 72, 76; ALMEIDA, 1999, 80, 81.

O conjunto de pequenos formatos de Pousão, que aqui se apresentam, foram realizados em Itália, durante os derradeiros anos da sua vida, em 1882 – 83.
Registe-se, em primeiro lugar, uma vista ao longe, Castelo de Santo Ângelo – construída numa situação de mobilidade manchista do movimento urbano.
Desta estruturação impressionista da composição, reforçando os valores de instantâneo do motivo, transita-se para Roma, Portão e casa vermelha, Catacumbas e, sobretudo, Rua de Capri. Nestes dois últimos casos, o formato em altura das pequenas tábuas acentua-se no desenrolar ascendente dos alçados, ‘saindo’ para fora do suporte. Cria-se um espaço densificado e estreito onde a arquitectura é presença impositiva, embora modulada pelos rasgos dos vãos e o trabalho das sombras, densas também sobre o chão e as paredes, espelhando-se subtilmente sobre o fundo. A presença da mancha verde do portão de Rua de Capri cita um motivo de fechamento do espaço perspéctico, jogando com o vão aberto superior, nimbado pela vegetação. Assim o dentro e fora, e neles a ambiguidade visual dos espaços e a mobilidade das sombras, são o tema fundamental deste trabalho.
Finalmente, registem-se os estudos para Casas brancas de Capri, imobilizando os volumes mediterrânicos sobre os valores ‘dissonantes’ da atmosfera e da vegetação cujas sombras materializam uma espessa luz colorida, segundo a poética pessoal que o pintor desenvolveria na obra final.

Raquel Henriques da Silva