Neve sobre o cais (Paris)

, 1909

Emérico Nunes

Óleo sobre tela colada em cartão

15,8 × 22 cm
assinado e datado
Inv. 1250
Historial
Adquirido pelo Estado em 1946.

Exposições
Lisboa, 1911; Lisboa, 1947, 61; Castelo Branco, 2, cor.

Bibliografia
TANNOCK, 1978, 157, p.b.; SILVA (et al.), 1994, 119, cor; SANTOS, 2001, 2, cor.
Esta pochade, realizada com grande espontaneidade, permite situar o gosto e as primeiras referências da primeira geração modernista, chegada a Paris nesta data. As preocupações aqui apresentadas são características da pintura tardo-impressionista que então estava completamente ultrapassada enquanto vanguarda moderna. É principalmente à memória do Monet da fase de Londres que esta pintura faz apelo. Uma subtileza de cor desenvolvida em grandes superfícies cria um envolvimento de tons cinza e prateados. A organização do espaço em superfícies horizontais proto-abstractas é ritmada pela arcaria da ponte, que se sobrepõe à cidade entrevista e adivinhada na espessa atmosfera. A identificação da cidade é apenas possível pela marca idiossincrática da ponte.

Pedro Lapa