Mil contos de publicidade

, 2000

Miguel Palma

Jornais e cassetes áudio

dimensões variáveis
Inv. 2557
Historial
Doação do artista em 2001.

Exposições
Lisboa, 2000, s.n.º, p.b.

Bibliografia
Miguel Palma: Exposição de ocasião, 2000, s.p., p.b.; Miguel Palma 2005, 2005, 70-71, cor.
Durante cerca de um mês, o artista fez publicar anúncios nas mais diversas seções de muitos jornais nacionais e estrangeiros, onde propunha a venda ou troca dos seus trabalhos artísticos realizados até 2000 de forma mais ou menos desesperada, cabotina e oportunista. Deste trabalho resultou uma instalação em que se expunham os jornais onde o anúncio tinha sido publicado, ao som de muitas conversas telefónicas que testemunhavam todo o processo. Desta forma, o artista contornava os circuitos estabelecidos de um mercado específico - o de arte - para elidir qualquer mediação, transpor os códigos e respetivas convenções. Este processo permitiu a Miguel Palma experimentar os códigos e valores associados à obra de arte por via do seu circuito recetivo, bem como naturais implicações na definição do estatuto do objecto artístico.

Pedro Lapa