Nudez dança

, 1949–1952

Fernando Lemos

Prova fotográfica em gelatina sal de prata

45 × 45 cm
assinado
Inv. 2404
Historial
Doação A.T. Kearney (Portugal) em 1999.

Exposições
Lisboa, 1982; Lisboa, 1994, p.b.; Lisboa, 1999; Tomar, 2002; Vila Franca de Xira, 2009, 20, p.b.

Bibliografia
AZEVEDO, 1982, 67, p.b.; Fernando Lemos: À Sombra da Luz, 1994, p.b.; TAVARES, 2009, 100, p.b.
O erotismo e a representação feminina foram um dos temas fundamentais da obra fotográfica de Lemos. Através dum jogo de claro/escuro, ocultação/desocultação, original/duplo, o artista estabelece uma teia de sensualidade que rompe todos os cânones de figuração do nu e do seu enquadramento moral. Não podemos esquecer que a imagética surrealista tratou o erotismo e a sexualidade num claro compromisso de afrontamento contra os códigos morais judaico-cristãos e burgueses, propósito a que estes corpos femininos, «torturados» na amálgama entre fantasia e realidade, dão toda a expressividade.

Emília Tavares