Fernando Azevedo

, 1949–1952

Fernando Lemos

Prova fotográfica em gelatina sal de prata

45 × 45 cm
assinado
Inv. 2408
Historial
Doação A.T. Kearney (Portugal) em 1999.

Exposições
Lisboa, 1952, 108; Lisboa, 1999; Lisboa, 2000; Lisboa, 2003;Vila Franca de Xira, 2009, 28, p.b.; Cuenca, 2010.

Bibliografia
Fernando Lemos: À Sombra da Luz, 1994, p.b.; TAVARES, 2009, 108, p.b.
Um pouco à maneira construtivista, o autor compõe o retrato do seu companheiro surrealista, num desfoque povoado de sugerência de linhas e planos claros/escuros. O busto do pintor, com olhar pensativo e sério, surge como o centro duma composição em que a sua figuração é povoada por linhas e planos que se articulam com o centro da imagem e o seu significado. O retrato do artista surge assim como uma materialização do seu próprio pensamento pictórico, fotografia desse espectro que é a imaginação criativa, a um mesmo tempo nebulosa e lúcida.

Emília Tavares