Eu

, 1949–1952

Fernando Lemos

Prova fotográfica em gelatina sal de prata

45 × 45 cm
assinado
Inv. 2407
Historial
Doação A. T. Kearney (Portugal) em 1999.

Exposições
Lisboa, 1994, 87, p.b.; Lisboa, 1994, p.b.; Lisboa, 1999; Lisboa, 2000; Lisboa, 2003; Lisboa, 2006; Vila Franca de Xira, 2009, 29, p.b.; Cuenca, 2010.

Bibliografia
Fernando Lemos: À Sombra da Luz, 1994, capa; Fernando Lemos: Os Signos Orgânicos, 1999, capa; O Rosto da Máscara: a Auto-Representação na ArtePortuguesa, 1994, 181, p.b.; MEDEIROS, 2001, 45, p.b. ; SERÉN, 2002, capa e 13, p.b.; TAVARES, 2009, 109, p.b.
Algumas das principais técnicas fotográficas surrealistas como a sobreposição de negativos ou a solarização, invertendo os valores de negativo/positivo, estão presentes neste auto-retrato do artista. O carácter onírico, introspectivo e de exploração plástica do inusitado que a técnica fotográfica permite, foram aspectos amplamente explorados por Lemos no tratamento da sua galeria de notáveis da sua geração intelectual e artística. Neste seu auto-retrato a figura tarot do Enforcado destaca-se, construindo um enredo que simboliza a culpa, o arrependimento e o sacrifício como expiação, tudo mesclado numa aura de luminosidade espectral. Trata-se, uma vez mais, de um exercício de apropriação dos valores morais burgueses e da sua desconstrução irónica e mordaz.

Emília Tavares