.

Ciclo Colecionar Arte_ João Esteves de Oliveira /Vasco Futscher

2019-04-10
A Direção dos Amigos do Museu do Chiado e o Instituto de História da Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, convidam para a 21ª sessão do Ciclo Colecionar Arte a realizar dia 10 de abril, às 18h30, no MNAC-MC.

Nesta sessão, vamos conhecer a coleção de arte contemporânea de João Esteves de Oliveira, que, em conversa com Vasco Futscher, nos darão a conhecer como foi reunida, as principais orientações estéticas e a sua singularidade.

Foi precoce o meu interesse por artes plásticas e decorativas e comecei cedo a comprar com as parcas economias que tinha um jovem de 25 anos. Não fiz muitas asneiras, felizmente; passe a presunção, mas creio ser um daqueles de quem os ingleses diriam que “he has an eye”.

Continuei a comprar até hoje a ponto de ter podido fazer uma coleção cuidada, coerente e com uma dimensão que muito me satisfaz.

Poderia subdividi-la em:

1.       pintura e escultura moderna e contemporânea, sobretudo portuguesa;

2.       escultura gótica e renascentista, sobretudo religiosa;

3.       escultura religiosa indo-portuguesa.

João Esteves de Oliveira

João Esteves de Oliveira nasceu no Porto, em 1946. Licenciou-se em Economia e trabalhou no Banco Português do Atlântico onde foi Diretor Comercial no Porto e Diretor-geral na Sucursal em Paris. Posteriormente, no BCP, foi Diretor responsável pelas Áreas de Clientes Particulares, de Grandes Empresas e Institucionais e  Internacional. Deixou o banco em 2003 para abrir uma Galeria de arte que se ocupa apenas de trabalho sobre papel.

Vasco Futscher, nasceu em Lisboa em 1987, onde vive e trabalha. Completou a sua formação artística no Ar.Co, Centro de Arte e Comunicação em 2013, em artes plásticas e cerâmica. Expõe o seu trabalho regularmente desde 2008. Das exposições individuais, destacam-se Masks, Tablets and Loose Birds (2019, CH), Manual de Instruções I & II (2017, PT), Coda (2015, PT) e Cerâmicas (2014,PT). Das exposições coletivas, destacam-se Portugal, Portugueses, Museu Afro-Brasil em São Paulo (2016), Olhares Cruzados, Identidades Diversas, no Módulo (2016), o Prémio Fundação EDP Novos Artistas 2015, no MAAT, e À Maneira do Ar.Co. na Galeria João Esteves de Oliveira (2012). A este percurso junta uma atividade pedagógica constante desde 2014, sendo atualmente corresponsável do departamento de Cerâmica no Ar.Co.