CICLO COLECIONAR ARTE.

2019-02-05
A Direção dos Amigos do Museu do Chiado e o Instituto de História da Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, convidam para a 20ª sessão do Ciclo Colecionar Arte a realizar dia 5 de fevereiro, às 18h30, no MNAC.

Nesta sessão, vamos conhecer a coleção de arte contemporânea de Ana Marin e Jorge Gaspar, que, em conversa com Raquel Guerra, nos darão a conhecer como foi reunida, as principais orientações estéticas e a sua singularidade.

Iniciada na segunda metade dos anos 80, a coleção Marin.Gaspar, tem tido como principal objetivo reunir um conjunto significativo de obras de jovens artistas portugueses a que pontualmente se associou outros que iniciaram e afirmaram as suas carreiras nas décadas de 60, 70 e 80. Acrescem ainda alguns núcleos de artistas estrangeiros, com destaque para Espanha, França, Dinamarca, Suécia, Finlândia e, fora da Europa, Brasil, Argentina e Moçambique. Composta maioritariamente por pintura, fotografia e desenho, possui também gravura, escultura, instalação e vídeo e, mais recentemente, livros de artista. Nos últimos anos, a coleção foi pretexto para o lançamento de outros projetos, nomeadamente a organização de exposições e um programa de residências artísticas.

Ana Marin

Geógrafa, teve um percurso profissional maioritariamente ligado à administração cultural. Entrou nos quadros do Ministério da Cultura em 1980 e aí permaneceu até à sua aposentação, com uma breve interrupção entre 1993 e 1995, período em que chefiou o Gabinete da Ministra do Ambiente. No domínio da cultura, exerceu diversos cargos de chefia intermédia, tendo coordenado a Direção Geral da Ação Cultural e a comissão instaladora do Instituto Português das Artes do Espetáculo, organismo a que viria a presidir. Paralelamente à sua carreira na administração pública, foi colaborando pontualmente em projetos na área do planeamento e ordenamento do território.

Jorge Gaspar

Geógrafo e Urbanista, Prof. Catedrático Emérito da Universidade de Lisboa, foi Assistente da ESBAL e Prof. Catedrático Convidado do IST e das Universidades de Umeå e de Paris X. Foi Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa de que foi Vice-Reitor. Coordenou investigações em Geografia, Planeamento e Urbanismo (EU, ESF, VW STIFTUNG, FCG, INIC/JNICT/FCT). Tem cerca de 300 trabalhos publicados. É atualmente Presidente da classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa e membro da Academia Europeia; GOIH; Doutor HC pelas Universidades de León, Genève e Évora. Prémio Universidade de Lisboa e medalha de mérito do Ministério da Ciência.

Raquel Guerra (Porto, 1976)

Formação em História (UPT) e pós-graduação em Estudos Museológicos e Curatoriais (FBAUP). Atualmente a realizar doutoramento em Arte Contemporânea (CdA, UC).

Curadora e investigadora. Tem-se dedicado, também, à gestão de coleções de arte contemporânea: Coleção Marín.Gaspar, Coleção Norlinda e José Lima e Coleção Treger/Saint Silvestre.

Bolseira em 2011 da Fundação Calouste Gulbenkian para realização de residência curatorial no Brasil.

Diretora do Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, S. João da Madeira, entre 2014 e 2017. Diretora do Centro de Arte de S. João da Madeira entre 2015 e 2017.

www.raquelguerra.org