Vídeos e Podcasts

Audio - A Natureza do Corpo e o Corpo da Natureza: Fotografia científica em Portugal no século XIX - Conferência por Vítor Reis e Fernando Cascais

2015-05-14
"A Natureza do Corpo e o Corpo da Natureza: Fotografia científica em Portugal no século XIX" - Conferência por Vítor Reis e Fernando Cascais.

Dia 14 de maio - 18.30h - Jardim de Inverno - São Luís Teatro Municipal (Rua António Maria Cardoso 38, 1200-027 Lisboa).

"As Primeiras “Fotografias Científicas” de um Cachalote (1890): Francisco Afonso Chaves e a Inexatidão da Imagem". Victor dos Reis

Partindo da publicação em Paris, em 1890, de um artigo intitulado «Des Formes Extérieures du Cachalot», assinado por Charles Henri Georges Pouchet (1833-1894) e Francisco Afonso Chaves (1857-1926), ilustrado três fotografias, anunciadas como «as primeiras fotografias científicas do cachalote», o objetivo da comunicação é analisar as imagens e refletir sobre o que o que torna, afinal, estas fotografias científicas? De onde vem a anunciada objetividade e como se expressa a sua exatidão? Comparações com exemplos anteriores na cultura visual ocidental, que se propõem certificar, por via da representação a partir do natural”, a aparência dos cachalotes, permitem-nos, finalmente, avaliar até que ponto nas imagens se confunde e diferencia o visível e o visual.

"A fotografia na Cultura Visual da Medicina em Portugal no século XIX". António Fernando Cascais

A Cultura Visual da Medicina em Portugal tem na fotografia médica de finais do século XIX, um dos seus exemplos por excelência. Embora o recurso à fotografia possa ser documentado desde a década de 1850, é a partir dos anos de 1880 que ela começa a vulgarizar-se, encontrando-se as suas mais espetaculares expressões nas patologias com manifestações dermatológicas, na doença mental e na deformidade física.

Moderação de Emília Tavares
Vídeo
123seguinte