Tristezas, Cabeça

, c. 1913–15

Amadeo de Souza-Cardoso

Óleo sobre cartão

37 × 38,5 cm
assinado
Inv. 1560
Historial
Doação de Diogo de Macedo, em 1953.

Exposições
Lisboa, 1916, 27; Porto, 1916, 27; Lisboa, 1959, 105; Porto, 1959, 105; Lisboa, 1972, 106  Lisboa, 1987, s/n.º, cor; Bruxelas, 1991, 41, cor; Lisboa, 1992, 41, cor; Castelo Branco, 2001, 13, cor; Lisboa, 2002; Lisboa, 2005; Lisboa, 2006, 104, cor; Lisboa, 2009; Lisboa, 2010.

Bibliografia
Exposição de Pintura (…), 1916, 27; Exposição de Pintura (…), 1916, 27; PIMENTA, 1916; Algumas Obras do Museu Nacional de Arte Contemporânea, 1956, s.n.º, p.b.; FRANÇA, 1956, 32, p.b.; Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), 1959, 105; Sónia e Robert Delaunay em Portugal (…), 1972, 106; TANNOCK, 1978, 151, p.b.; FRANÇA, 1983, 93, p.b.; Centenário do Nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, 1987, 277, cor; Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918, 1991, 41, cor; Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918, 1992, 41, cor; Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950), 1994, 128, cor; Amadeo de Souza-Cardoso, 1998, 44; SANTOS, 2001, 13, cor; Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas, 2006, 104, cor; FREAITAS, 2008, 279, cor.
A ambiguidade entre o rosto e a máscara patente nas outras Cabeças é aqui atenuada, subsistindo apenas alguns vestígios, como o olho, mais próprios da máscara. Os contrastes violentos são abandonados em função de uma maior contenção na cor que experimenta tonalidades de cinzas, azuis e verdes. A intensidade dos contrastes estabelecidos pelo claro-escuro do fundo é transportada para os planos do rosto com uma deliberada aproximação a Cézanne. O perfil apresenta um tratamento esquemático que desvincula o motivo do retrato aparentemente sugerido. Neste sentido esta peça insere-se num conjunto versando tratamentos diversos de um motivo semelhante por onde perpassam entendimentos pictóricos vários, reportáveis às vanguardas que impressionaram o artista. De resto a aproximação a Cézanne faz-se aqui como um premeditado recuo cronológico – de que os vestígios da máscara ou a deslocação de alguns planos, mais próprios do Cubismo, são prova – e não como encontro com uma meta que desde as obras iniciais estava já pressuposta e praticamente ultrapassada. Tal como acontecia nas outras Cabeças, pintadas na mesma época, os planos nem sempre se encontram, deixando aparecer a cor do suporte que tem particular participação numa definição luminosa dos contornos da silhueta do motivo. Também a inclinação do rosto sobre si próprio inscreve uma nota melancólica expressa no próprio título.

Pedro Lapa