Rodrigo Gomes vence Prémio Sonae Media Art com "Estivador de Imagens"

2017-12-06

Rodrigo Gomes é o grande vencedor da segunda edição do Prémio Sonae Media Art, o mais importante prémio nacional de arte contemporânea atribuído a criadores nacionais, no valor pecuniário de 40.000 euros. A iniciativa enquadra-se na política de responsabilidade corporativa da Sonae, que pretende promover a criatividade e a inovação na sociedade, nomeadamente através da promoção e desenvolvimento de iniciativas na área da cultura e da educação.

Nesta segunda edição, Rodrigo Gomes destacou-se pela sua obra Estivador de Imagens, que segundo o júri de premiação, “revelou um bom entendimento do que é uma exposição de uma peça de new media art numa galeria de um museu. O encontro entre imagem, som, movimento e matéria, numa instalação escultórica é muito bem conseguido. É de salientar igualmente a capacidade que a instalação tem de envolver o espectador numa experiência artística gratificante. Para além destes aspetos tecnológicos e formais, salientou-se igualmente o modo como o trabalho estabelece uma importante relação entre a herança de importantes artistas como Harun Farocki e temas atuais como a vigilância, o terror e a guerra".