MNAC

entrada: Condições Gerais

.

2021-11-25
2022-02-13
Loops.Expanded em Lisboa 2021-2022



O Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), o Loops.Expanded e a Duplacena têm o gosto de apresentar a nova edição de Loops.Expanded em Lisboa.

O Loops. Expanded, é uma rede curatorial internacional de investigação, curadoria e exposição que é o resultado do crescimento do projeto Loops.Lisboa - realizado desde 2015 pela Duplacena em estreita colaboração com o MNAC. O Loops.Expanded está assente na experimentação de um modelo descentralizado de investigação, curadoria e exibição, que envolve atividades em nome próprio e em parcerias, desenvolvidas pela Duplacena (Lisboa), Proyector (Madrid), OndaVideo (Pisa), WWVF (Amsterdão) e Cine Esquema Novo (Porto Alegre).

Na presente edição do Loops.Expanded, o MNAC vai apresentar cinco vídeos, em sessões individuais de três semanas. Os trabalhos de Pedro Vaz (Portugal), Økapi (Itália), Hasan Daraghmeh (Palestina/Noruega), Cyril Gamiche (França/Japão), e Ilaria di Carlo (Itália) foram escolhidos pelos curadores entre as submissões de um Open Call International.

O conceito do projeto assenta na divulgação e incentivo às propostas em vídeo sob a esfera do conceito de loop, procurando contribuir para um conhecimento e reflexão artística desta linguagem / dispositivo na contemporaneidade. O conjunto destes trabalhos revela algumas das abordagens implícitas ao conceito de loop, em que a ideia de tempo circular é trabalhada quer através da perceção espacial da arquitetura, quer através da rutura entre a perceção do tempo natural e do tempo fílmico.

Alisson Avila, Emília Tavares e Irit Batsry

Atividades

    2021-11-24 18h00
    LoopsExpanded 2021. Inauguração da exposição.
Ver todas as atividades 1