Festa na aldeia

, c. 1870 – 75

Leonel Marques Pereira

Óleo sobre madeira

22 × 37,4 cm
assinado
Inv. 7
Historial
Adquirido pelo Legado Valmor no Leilão do Conde de Ameal em 1909. Integrado no MNAC em 1911.

Exposições
Lisboa, 1913, 7; Lisboa, 1946; Lisboa, 1950; Lisboa, 1978; Queluz, 1989, 11; Porto, 1999, 49, cor; Lisboa, 2005.

Bibliografia
MACEDO, 1950, 11, p.b.; SANTOS, 1953, 525, p.b.; MACEDO, 1961, LXXXV, p.b.; FRANÇA, 1967, vol. I, 269, p.b.; Lisboa, 1973, 203; Porto, 1999, 207, cor;

Alguns artistas desta geração romântica captaram o imaginário popular português e inventariaram quotidianos regionais de vivências e costumes, a que se liga uma religiosidade pontuada de romarias e procissões. Almeida Garrett apelara ao registo dos costumes nacionais, em 1844, e os artistas, nas suas incursões pelo país, fixaram os modos de ser populares com o objectivo de traçar identidades nacionais a partir das especificidades regionais. Estas pinturas revelam um rigor de observação e um cuidado no inventário de tradições e sociablidades, actualmente inexistentes, substituindo a invenção do pictural pelo pitoresco e a documentação das práticas populares.
Também na literatura se assiste a uma mudança de gosto e a uma preferência pelo romance novelístico, sublinhando a importância dos pormenores descritivos dos aspectos rurais do país, comum ainda às preocupações dos primeiros antropólogos, desde 1870, tanto de Teófilo de Braga, como de Consiglieri Pedroso e Leite de Vasconcelos, na pesquisa e recolha das tradições populares e literatura tradicional.
Leonel, autor de um vasto e apreciado conjunto de obras, integra esta nova atitude através desta recolha visual, diligentemente documental, reveladora de um grande rigor de desenhador que a sua profissão exigia. A simplicidade do motivo captado combina com a aplicação de coloridos primários e intensos nas figuras, nos trajes característicos de cada região, indicadores do seu estatuto social, com a naturalidade dos passos de dança específicos e com uma sentimental piedade, em cenas explícitas dos modos de sentir do povo e das burguesias.

Maria Aires SIlveira